Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MTST: Manifestantes deixam entrada do Ministério da Fazenda em Brasília

Quarta, 23 de setembro de 2015
Wellton Máximo — Repórter da Agência Brasil
Depois de nove horas de ocupação, os manifestantes de movimentos sociais que ocupavam a entrada do Ministério da Fazenda, em Brasília, deixaram o local. Por volta das 17h45, eles caminharam em direção ao Eixo Monumental e foram embora pacificamente.
Manifestantes de movimentos sociais protestam, na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, contra cortes no Orçamento e o ajuste fiscal (Elza Fiuza/Agência Brasil)
Manifestantes de movimentos sociais protestam, na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, contra cortes no Orçamento e o ajuste fiscal —lza Fiuza/Agência Brasil
Ao todo, o protesto reuniu cerca de 200 militantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e representantes de outros movimentos sociais. Eles participaram de um dia nacional de mobilizações contra o pacote de ajuste fiscal anunciado pelo governo na semana passada.

Por volta das 9h, cerca de 50 manifestantes ocuparam o saguão de entrada do ministério por cerca de 15 minutos. Eles foram retirados pela Polícia Militar, que usou spray de pimenta, mas permaneceram na portaria principal do prédio ao longo de todo o dia. O grupo passou a tarde gritando palavras de ordem contra o corte de gastos em programas sociais. Os funcionários do ministério entraram pelo anexo e trabalharam normalmente.