Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PSOL do Amapá emite notas sobre as saídas de Randolfe Rodrigues e Clécio Luís


Segunda-feira, 28 de setembro de 2015
Do Psol — Amapá
A Executiva Estadual do PSOL do Amapá se manifestou, por meio de nota pública, sobre as desfiliações do partido do senador Randolfe Rodrigues e do prefeito de Macapá, Clécio Luís. Os dois anunciaram neste domingo (27) que estavam deixando o PSOL.
Leia abaixo as duas notas a respeito das desfiliações.
Nota ao povo do Amapá sobre o desligamento do senador Randolfe Rodrigues
Neste final de semana tomamos conhecimento da saída do senador Randolfe Rodrigues dos quadros do PSOL. Tal decisão, adotada sem qualquer diálogo com as instâncias do partido, causou surpresa e, ao mesmo tempo, desconforto pela forma unilateral como foi encaminhada.
Entretanto, conscientes de que a adesão a um partido deve sempre refletir uma linha de coerência programática, respeitamos a decisão do senador Randolfe, desejando-lhe sorte nos novos caminhos partidários por ele escolhidos, esperando que possa se manter no campo da luta pelos direitos do povo e em defesa dos interesses da população do Amapá.

De nossa parte, reafirmamos a firme disposição se seguir, com força renovada, a construção do PSOL como verdadeira alternativa de esquerda, profundamente enraizada no seio do povo e com claro perfil de oposição a todas as medidas que venham ferir direitos ou conquistas, tendo em vista a necessária luta por um Amapá com justiça social e por um Brasil efetivamente soberano.
Macapá, 27 de setembro de 2015
Executiva Estadual do PSOL-AP
Nota do PSOL Amapá sobre a desfiliação do prefeito Clécio Luís
O PSOL lamenta profundamente a desfiliação do companheiro Clécio Luís, prefeito de Macapá. Tal decisão, que nos foi comunicada neste final de semana, representa um desenlace negativo no processo de diálogo que estabelecemos com vistas a assegurar sua permanência nos quadros partidários. Neste momento, é fundamental afirmar de forma categórica a continuidade do projeto de construção partidária do PSOL no Amapá, como um partido cada vez mais necessário ao avanço da luta popular em nosso estado.
Como é sabido, o PSOL no Amapá tornou-se, nos últimos anos, uma referência nacional de construção política pela base, com ética, transparência, combatividade e profundamente vinculado aos movimentos sociais. Nossa presença em diversos sindicatos, entidades estudantis, associações de moradores, dentre outros espaços de organização política, transformou o PSOL do Amapá numa alternativa de poder para os trabalhadores e trabalhadoras de nosso estado. Mais do que isso: tornou o Amapá o exemplo de um PSOL amplo, plural, que não foge à luta pela construção de alternativas à velha política, aqui representada pelo sarneyzismo e seus aliados.
Esse perfil amplo e combativo nos trouxe inúmeras vitórias: a eleição de Randolfe Rodrigues ao Senado Federal, a eleição de uma bancada de vereadores, a conquista do governo de Macapá com Clécio Luís e, mais recentemente, a eleição de uma bancada de deputados estaduais liderada pelo nosso aguerrido companheiro Paulo Lemos.
O PSOL reconhece que as dificuldades de construir um projeto de esquerda numa realidade complexa como a do Amapá traz seus riscos e contradições, porém essa tarefa exige mais do que nunca firmeza e compromisso com a transformação social e a ética na política. Neste sentido, é importante destacar que, muito embora o prefeito argumente que a difícil situação econômica e política de Macapá teria exigido um novo posicionamento político com vistas à realização de alianças mais amplas em 2016, esse esforço deveria ter sido feito no PSOL e buscando construir um campo democrático e popular, como, de resto, foi efetivado de maneira exitosa em 2012.
O PSOL reconhece os inegáveis avanços que a administração de Clécio Luís proporcionou ao povo de Macapá, reivindicando integralmente as conquistas que vieram com o governo popular. Por isso, o partido reitera sua esperança de que o prefeito Clécio Luis se mantenha no campo da esquerda e da luta pelos direitos do povo, único caminho capaz de assegurar a manutenção dessa importante experiência de gestão democrático e popular.
Nos próximos dias o PSOL no Amapá convocará suas instâncias de direção para que se faça uma profunda avaliação do novo quadro, com vistas a preservar o acúmulo político já alcançado e alavancar a continuidade do processo de fortalecimento do partido no estado.
O PSOL no Amapá seguirá comprometido com a luta do nosso povo. Nossos desafios continuam enormes e não desistiremos dos nossos sonhos. Construiremos o futuro ao lado do povo. Apenas começamos.
Macapá, 27 de setembro de 2015Executiva Estadual do PSOL-AP