Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

2015 termina com UTIs em crise

Quarta, 30 de dezembro de 2015
Do SindMédico/DF
A oferta de leitos de UTI na rede pública do Distrito Federal está caindo. Hoje, a partir do meio dia, a Intense Care, empresa que administra os serviços de UTI adulto, pediátrica e neonatal no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) deixará de admitir pacientes provenientes de outras unidades de saúde.

A empresa alega dificuldade para pagamento de pessoal, provocada por inadimplência da Secretaria de Estado de Saúde do DF, que chega a R$ 21 milhões. A empresa notificou a Secretaria por meio de ofício, nesta manhã, afirmando já ter feito o aviso reiteradas vezes.

O HRSM é um dos hospitais mais novos e com melhor estrutura física na rede pública de saúde do DF, conta com quatro UTIs adulto, com 61 leitos, dos quais 20 estão desativados. No Hospital de Base do DF (HBDF), de 28 leitos de UTI neurocirúrgicos de urgência 8 estão fechados.

No Hospital Regional de Samambaia (HRSAM), de 20 leitos existentes, seis estão bloqueados por insuficiência de pessoal. No Hospital Materno Infantil de Brasília, quatro de 12 leitos de UTI pediátrica para pacientes agudos estão fechados.

“A quantidade normal de leitos já não é suficiente para a demanda. A situação está ainda mais complicada. As emergências, que já são sobrecarregadas acabam se tornando área de internação de pacientes graves”, explica o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho.