Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Caixa de Pandora: Roriz e Arruda são condenados por improbidade administrativa

Segunda, 22 de fevereiro de 2016

O advogado de Arruda, Ticiano Figueiredo, ainda não teve acesso à decisão

Por Helena Mader - cb poder/foto: CARLOS VIEIRA/CB/D.A PRESS // Blog do Sombra

A Justiça condenou os ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz por improbidade administrativa. ... O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do DF Domingos Lamoglia também foi condenado no mesmo processo, assim como o delator da Caixa de Pandora, Durval Barbosa. A decisão é do juiz Álvaro Ciarlini, da 2ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça, proferida na manhã desta segunda-feira.

 
O Ministério Público do Distrito Federal entrou com a ação por conta das denúncias relacionadas à Caixa de Pandora em outubro de 2011. Na ação, os promotores de Justiça pediram o bloqueio dos bens dos réus no valor de R$ 1 milhão. Entre as evidências reunidas pelos investigadores, há depoimentos de Durval, escutas ambientais que gravaram conversas de Arruda com o delator do esquema, além de vídeos. Os acusados entraram com agravos, como o que pedia a reabertura da fase probatória, sob o argumento de que o MPDFT não teria juntado aos autos cópia integral do termo da delação premiada de Durval Barbosa. Mas o TJ negou os pedidos.
 
O advogado de Arruda, Ticiano Figueiredo, ainda não teve acesso à decisão. “O Arruda nem sequer foi ouvido. A gente respeita o juiz, mas ele vem conduzindo as ações de improbidade relacionadas à Pandora de forma apaixonada e suspeita”, comenta o advogado. O blog ainda não localizou os advogados dos outros acusados.