Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 27 de fevereiro de 2016

#VaiTerShortinhoSim

Sábado, 27 de fevereiro de 2016
change.org

, a hashtag #VaiTerShortinhoSim tomou o Brasil nesta semana, e remexeu mais uma vez uma questão central do país: a luta pelo direito das mulheres. Vimos dezenas de abaixo-assinados sendo feitos na Change.org, outras dezenas de reportagens – e achamos que você vai ficar feliz em saber mais sobre essa mobilização que já é nacional.

No auge do verão brasileiro, alunas do ensino médio de dezenas de escolas levantaram a voz para reivindicar o direito de usar shortinhona escola, uma vez que aos meninos é permitido usar bermudas curtas. Por que a diferença?



Assine

Um grupo de meninas se inspirou e levou nestasemana a mobilização para Porto Alegre, no Colégio Anchieta (acima). Não só se espalhou, como se politizou: 

"Ao invés de humilhar meninas por usar shorts em climas quentes, ensine estudantes e professores homens a não sexualizar partes normais do corpo feminino. Nós somos adolescentes de 13-17 anos de idade. Se você está sexualizando o nosso corpo, você é o problema."
Assine

O abaixo-assinado viralizou nas redes sociais, passou a ser compartilhado por estudantes de todo o país e talvez tenha sido o mais noticiado dos últimos anos. Alguns links para comprovar:












abaixo-assinado para poder usar short



de Porto Alegre






mobilizam pelo direito de usar shorts na escola



O movimento deu outros frutos, principalmente pelo Sul do país. Isso nos motivou a criar uma página na Change.org compilando todas as petições. Veja:


Veja todas as petições

Num vídeo divulgado pelo movimento Juntas nesta sexta-feira, as estudantes do Colégio Anchieta clamam por uma mobilização nacional e convocam alunas do país todo a pressionarem seus colégios pela igualdade de gênero. Assista:
Assista

A palavra da vez é shortinho. Pelo direito das mulheres, pelo empoderamento feminino, pela educação igualitária.



Ou melhor:
#VaiTerShortinhoSim



O resto da história ainda está para ser contada...