Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula superministro. Vai dar certo?

Quarta, 16 de março de 2016
"Daí Lula ter hesitado tanto antes de aceitar uma investidura que o fará ser apontado pelos inimigos como um criminoso que se acoitou no ministério para escapar da Justiça e como um homem indigno a ponto de salvar-se sozinho enquanto esposa e filhos corriam risco de prisão. Que chances eleitorais ele terá doravante, com tais acusações lhe sendo atiradas na cara o tempo todo?"
==========
Do Blog Náufrago da Utopia
Por Celso Lungaretti
posse de Luiz Inácio Lula da Silva como superministro significa, em termos práticos, que Dilma Rousseff desistiu de ser presidente de fato e tentará manter-se como presidente figurativa, cumprindo funções cerimoniais até o final do seu mandato.

Mas, nem isto está garantido. O Plano Lula, sua derradeira cartada, só se viabilizará se o PMDB recuar da decisão de abandonar o barco que está afundando. Ocorre que há muito dirigente peemedebista sob risco de ir pro xilindró e preferindo que Dilma caia logo para, talvez, as investigações sobre o petrolão passarem a segundo plano e os tradicionais jeitinhos voltarem a ser dados.

Caso seja superado tal obstáculo, haverá outro: é possível tirar o Brasil da recessão apenas queimando as reservas cambiais e contando com uma mudança no ânimo dos empresários? Em curto e médio prazos, trata-se de uma incógnita.

No longo prazo, a única chance de não dar errado é o Brasil passar a receber injeções vultosas de recursos, cuja(s) fonte(s) ainda não se vislumbra(m) no horizonte. É aposta característica de viciados em jogos de azar, não de formuladores de política econômica.

Daí Lula ter hesitado tanto antes de aceitar uma investidura que o fará ser apontado pelos inimigos como um criminoso que se acoitou no ministério para escapar da Justiça e como um homem indigno a ponto de salvar-se sozinho enquanto esposa e filhos corriam risco de prisão. Que chances eleitorais ele terá doravante, com tais acusações lhe sendo atiradas na cara o tempo todo?
Há, portanto, grande chance de estar arcando com um custo muito alto em troca de benefício nenhum (caso o PMDB não vá na sua onda e o impeachment aconteça do mesmo jeito).

Suspeito de que ele tenha feito um péssimo negócio, mas só o saberemos adiante.