Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 15 de março de 2016

Ministério Público apura restrição de direitos de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Terça, 15 de março de 2016
Do MPDF
Sindicato de agentes socioeducativos distribuiu cartilha com orientações para redução do banho de sol e número de visitas, o que causou tumulto em unidade de internação no final de semana


Nesta terça-feira, 15 de março, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude abriu procedimento administrativo a fim de apurar a preservação das garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na lei que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) por parte dos gestores das unidades de internação do DF. Em assembleia geral realizada em 10 de março, o presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF (Sindsse/DF), Cristiano Torres, distribuiu cartilhas aos agentes com normas em que há redução de direitos dos adolescentes internos.

O Minstério Público do DF e Territórios (MPDFT) pediu informações à direção de todas as unidades de internação do DF sobre o cumprimento das orientações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude no sentido de garantir os direitos fundamentais dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Quanto ao Sindsse/DF, o órgão pediu, em 48h, a comprovação da existência formal do Sindicato, devidamente registrado, sob pena de ilegitimidade das ações perpetradas, bem como responsabilização civil pelos atos praticados irregularmente.

À Corregedoria de Polícia Civil foi requisitada a instauração de inquérito policial contra o presidente do Sindsse/DF para apuração do crime tipificado no artigo 328 do Código Penal, de usurpação de função pública. O Sindicato agendou uma nova assembleia, com indicativo de greve, para 4 de abril.

Clique aqui para ler o documento.