Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de março de 2016

Ministério Público do DF pede suspensão de seleção interna de professores da rede pública para Funab

Sexta, 18 de março de 2016
Do MPDF
Tribunal de Justiça já decidiu que restringir o magistério na Fundação apenas aos professores da SE viola o princípio do concurso público

Nesta sexta-feira, 18 de março, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), e o Ministério Público de Contas do DF (MPC/DF) enviaram recomendação à Secretaria de Educação (SE) para suspender a seleção interna de professores da rede pública para o corpo docente do curso superior da Fundação Universidade Aberta do DF (Funab). No documento, os órgãos ressaltam que a prioridade de atendimento e de gastos educacionais, em âmbito distrital, deve dar-se na educação básica obrigatória, para estudantes de 4 a 17 anos, conforme determina a Constituição Federal.


"A utilização de recursos públicos, seja por meio da cessão de pessoal ou da aplicação direta de verbas, no ensino superior, enquanto a educação básica carece de vagas e de diversos recursos para sua efetiva implementação subverte a lógica normativa", reforça a promotora de Justiça Cátia Gisele Vergara. Além disso, o Tribunal de Justiça considerou inconstitucional o dispositivo de criação da Funab que restringia o magistério na instituição apenas aos professores da SE, por violar a regra do concurso público, na medida em que impedia que outras pessoas interessadas participassem da seleção (ADI 2013.00.2.026654-2 e 2014.00.2.002911-2).

De acordo com a recomendação, ainda existem centenas de crianças que não foram contempladas com vagas na pré-escola na rede de ensino do DF, apesar de o Plano Nacional de Educação e o Plano Distrital de Educação estabelecerem a universalização para 2016. Além disso, mesmo com decisão judicial transitada em julgado desde 2010 determinando a oferta de creche e pré-escola no DF, essa obrigação ainda não foi cumprida.

Confira aqui para ler a recomendação.

Seleção – Em 8 de março, foi publicado o Edital nº 1, que trata do processo seletivo interno simplificado de servidores da carreira de magistério da Secretaria de Educação para o exercício da docência no curso de graduação em Pedagogia da Escola Superior de Magistério (ESM) da Funab. De acordo com o edital, apenas professores da rede pública de ensino podem participar da seleção.