Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de março de 2016

Moro marca data de depoimentos de réus da Lava Jato

Terça, 29 de março de 2016
Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 1ª instância, marcou para o próximo mês o interrogatório dos réus, em mais uma ação penal. O pecuarista José Carlos Bumlai e outras 9 pessoas serão ouvidas a partir do dia 13 de abril.


O pecuarista foi preso no dia 24 de novembro do ano passado, na Operação Passe Livre, 21ª fase da Operação Lava Jato, que investiga indícios de fraude em licitação da contratação de navio sonda pela Petrobras. A prisão de Bumlai ocorreu no mesmo dia em que ele iria depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, na Câmara dos Deputados.

As audiências marcadas por Moro terão início com os depoimentos do empresário Salin Taufic Schahin e do ex-diretor da Petrobras Eduardo Costa Vaz Musa, no dia 13.

Na semana seguinte, Moro faz a oitiva do lobista Fernando Falcão Soares, dos ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada, do ex-tesoureiro do PT  João Vaccari Neto e dos empresários Milton Taufic Schahin e Fernando Schahin, ligados à Construtora Schain.

Já no dia 25, o juiz vai escutar o filho de Bumlai, Maurício de Barros Bumlai, e o próprio pecuarista.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra os réus foi aceita por Moro em dezembro do ano passado. Eles foram denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.