Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 6 de março de 2016

Nota da "Luta Socialista/Psol" sobre a crise política atual

Domingo, 6 de março de 2016

Fora todos os partidos do ajuste e da corrupção!


Prisão e confisco dos bens de corruptos e corruptores!

Em meio a uma forte crise econômica e social, a 24ª fase da operação Lava Jato, chamada de Aletheia agudizou a crise no governo do PT/PMDB e no regime político, pois atingiu em cheio Lula e Dilma.

As investigações apontam que Lula recebeu propina das empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobrás, através de serviços, palestras e doações, chegando a R$ 30,7 milhões, segundo o MPF.

Desde que subiu a rampa do planalto o PT adotou o “modus operandi” de governar dos partidos burgueses tradicionais no tocante a privilegiar os ricos e poderosos e assaltar os cofres públicos através de esquemas de propinas, superfaturamento, licitações e privatizações fraudulentas.

O governo do PT também seguiu a política neoliberal de entregar as riquezas do país, a exemplo do novo código florestal; a exploração do solo e subsolo; o Pré-sal sem o controle da Petrobrás; as privatizações da Petrobrás, dos Correios, estradas, portos e aeroportos; o desmantelamento dos serviços públicos com os sucessivos cortes de verbas e a entrega do gerenciamento do dinheiro público às Organizações Sociais, o que está levando à falência a saúde e a educação públicas.

O ataque aos direitos trabalhistas com a nova reforma da previdência que aumenta a idade para aposentadoria das mulheres trabalhadoras, desconsiderando sua dupla jornada de trabalho; a lei de falências, o PPE; as terceirizações. E frente à crise do lucro capitalista o PT aplica um brutal plano de ajuste contra o povo que aumentou, em um ano, em 41,5% o número de desempregados, extinguindo 1,5 milhão de vagas com carteira assinada em 2015.

A mesma receita neoliberal de juros altos e endividamento público que levou à bancarrota países da Europa como Grécia é adotada no Brasil. A Dívida Pública já compromete 67% do PIB e Dilma vetou sua auditoria, além de proteger, com status de segredo de estado, os nomes dos beneficiários dessa dívida fraudulenta.

Mas a corrupção que assola o País está nas entranhas dos principais partidos: PT, PMDB, PSDB e dos partidos fisiológicos como o PP de Maluf e o Solidariedade do Paulinho da Força Sindical, todos favoráveis a que os trabalhadores paguem a conta da crise, por isso são aliados na aplicação das medidas de ajuste.

É lamentável que organizações que lutam por direitos sociais e partidos da esquerda como o PSOL capitulem à falsa polarização PT x PSDB e não construam uma verdadeira alternativa no campo da classe trabalhadora que derrote o plano de ajuste, coloque na cadeia corruptos e corruptores e confisque seus bens.

Luta Socialista/PSOL se coloca na trincheira dos que lutam contra o ajuste aplicado pelo PT/PMDB/PSDB no país, estados e municípios e não participará nem de atos convocados pela falsa oposição de direita, nem de atos convocados pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo cujo objetivo é defender Lula e o governo Dilma.

Luta Socialista/PSOL, chama os trabalhadores e a juventude a sair às ruas para denunciar e exigir o Fora todos os partidos do ajuste e da corrupção! Por um plano de emergência para tirar o país da crise, que garanta a suspensão do pagamento da Dívida Pública; Reestatização de todas as empresas privatizadas; Suspensão de todos os contratos públicos com as empresas envolvidas em corrupção e confisco dos seus bens; Revogação de todas as reformas aprovadas à custa de propina e do mensalão; Estabilidade no emprego para todos os trabalhadores; multa, confisco dos bens e estatização das empresas que demitirem e retirarem direitos trabalhistas; Fim do fórum privilegiado e revogabilidade dos mandatos para cargos legislativo e executivo; Controle do câmbio, redução dos juros e do lucro dos bancos; Aumento geral de salários e redução da jornada de trabalho sem redução salarial; Plano de obras públicas para absorver desempregados; Aplicação massiva de recursos provenientes do confisco dos bens de corruptos e da Dívida Pública nos serviços públicos, entre outras medidas para reaquecer a economia e gerar empregos.

São José dos Campos-SP, 05 de março de 2016.
Luta Socialista/PSOL

Seção Simpatizante da UIT-QI [Unidade Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional]