Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de março de 2016

Todos aos atos do 1º de abril! Vamos botar pra fora todos eles!

Quinta, 31 de março de 2016
Do site do PSTU

Chega de mentiras do PT, PMDB, e PSDB

Metalúrgicos durante protesto em São José dos Campos (SP)
Sindmetal/SJC


Neste momento em que o PT não representa mais os trabalhadores, e que nem a oposição de direita é alternativa, temos pela frente um desafio: construir um grande dia nacional de lutas no próximo 1º de abril. O protesto está sendo convocado pelo Espaço Unidade de Ação, do qual faz parte a CSP-Conlutas, entre outras entidades.
Nesta data, haverá protestos em todo o país. Serão atos de rua, bloqueio de rodovias, passeatas, atrasos de entrada em fábricas e em obras, entre muitas outras atividades. Além disso, muitas categorias que estão na luta, como professores, estudantes e metalúrgicos, vão dar seu recado nas ruas.

No 1° de abril, acontecerão protestos independentes dos atos da oposição de direita, como foi o do dia 13, e dos atos que pedem “fica Dilma”, como será o ato do dia 18 chamado pela CUT e pelo MST.

Nesta data, vamos dar um basta nas mentiras do PT, do PMDB e do PSDB. Será a hora de dizer a verdade e entoar: “Fora todos eles! Fora Dilma, Temer, Aécio, Cunha e Renan!”

É preciso e necessário avançar na construção de uma greve geral em nosso país que barre os ataques dos governos e dos patrões e os efeitos da crise contra os trabalhadores. Os ricos que paguem pela crise!

Um chamado ao PSOL e MTST
Não podemos apoiar este governo como têm feito a CUT, o MST e a UNE, que chamam uma manifestação  “Fica Dilma” e em apoio a Lula no dia 18 de março. É preciso construir uma alternativa dos trabalhadores para lutar contra o PT, o PMDB e o PSDB.

Infelizmente, não é assim que pensam o MTST e a maioria da direção do PSOL. O MTST chegou a participar do ato de desagravo a Lula, realizado na quadra dos bancários no dia 5 de março. Até agora, o movimento não deixou claro o que vai fazer no dia 18. Contudo, assim como o PSOL, disseram que vão às ruas no dia 31 de março. Esse ato também é chamado pela CUT e o MST e sua “Frente Brasil Popular”. E, apesar de levantar bandeiras como “contra a reforma da Previdência” ou “contra o ajuste”, essa atividade será mesmo um ato político em defesa do governo Dilma e de Lula. As bandeiras “contra o ajuste” são apenas cortina de fumaça para um protesto que tem como conteúdo a defesa do governo. O que fará a direção do PSOL e do MTST? Vai para a rua defender o governo do PT?

A classe trabalhadora precisa tomar em suas mãos a tarefa de botar essa corja toda para fora e derrotar também o ajuste fiscal. Por isso, a manifestação do dia 1° de abril é um passo importante para que os trabalhadores e a juventude possam construir a sua alternativa de luta ao governo Dilma (PT) e ao PSDB. O PSOL e o MTST deveriam se somar a essa luta, e não participar dos atos em defesa de Lula ou do governo Dilma. Precisamos juntar forças na construção de um campo independente, um campo dos trabalhadores, sem patrões e sem PT e PSDB. Precisamos ir para as lutas junto com o Espaço Unidade de Ação para construir novas ferramentas de luta. Essa é a saída que os trabalhadores precisam.


SAIBA MAIS Como você pode participar
A classe trabalhadora, a juventude e a maioria do povo estão sofrendo os efeitos da política dos governos, do Congresso e da oposição burguesa chefiada pelo PSDB. Todos eles jogam nas nossas costas os custos da crise econômica. Apesar das brigas, PT e PSDB são tudo farinha do mesmo saco e querem, juntos, acabar com direitos históricos dos trabalhadores. Querem limitar os gastos com saúde e educação pra mandar mais dinheiro aos banqueiros. Querem flexibilizar os direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Querem que você trabalhe até morrer fazendo uma nova reforma da Previdência que vai aumentar a idade para se aposentar.

Neste momento, a crise nos estados atingiu em cheio os servidores públicos, a saúde e a educação. Salários não estão sendo pagos. A saúde pública, que já era um caos, está paralisada. Escolas públicas estão ameaças de fechar. E tudo isso está sendo feito por governadores do PT, do PSDB, do PMDB entre outros partidos que sempre estiveram ao lado dos patrões. Não vamos pagar pela crise!

A maioria das atividades do dia 1° de abril ainda está em construção nos estados. Serão organizadas plenárias e reuniões entre trabalhadores e estudantes. Exija que seu sindicato faça uma assembleia na sua categoria e organize a luta. Organize na sua escola ou universidade reuniões e plenárias para organizar atividades no 1° de abril. Este chamado vale especialmente pra você que está na luta contra o ajuste fiscal nos estados e para todos os trabalhadores que sofrem a ameaça do desemprego. Leve suas reivindicações para a rua. Vamos construir nas ruas a alternativa dos trabalhadores!