Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Caos na saúde do DF: Mensagem aberta ao governador Rollemberg e ao secretário de Saúde

Segunda, 25 de abril de 2016
Do Facebook da ex-deputada Maninha (Maria José Maninha), está tarde (25/4):

Sábado fui chamada com urgência para acompanhar uma amiga que procurou o HRAN, com dor torácica aguda. Estou acostumada com dificuldades na saúde. Estive no Haiti, África e acampamentos de refugiados. Porém, na capital do Brasil, uma paciente com suspeita de infarto agudo não dispor de absolutamente nenhum medicamento é inadmissível.

As colegas médicas que ali estavam fizeram milagre e conseguiram uma transferência para o INCOR.Na análise de quem ali trabalha há um indicativo claro de que o governo não quer investir no setor e quer passar toda a administração para as chamadas OS's. E não é que hoje pela amanhã ouvi uma entrevista de uma Promotora do Ministério Público sobre a crise da pediatria que indica a mesma conclusão. Segundo ela nesta área o governo está propondo a contratação desses profissionais via Organizações sociais. Não resolve. Os profissionais fogem da rede porque não têm condições de trabalho. Implementar o programa Saúde Casa, com ações básicas em todo Distrito Federal e ao mesmo tempo equipar os hospitais é a solução. Só não vê quem não quer e só não faz porque quer privatizar. Lutar pelo SUS é dever de todos nós.

=============
Do Gama Livre: 

Das bandas da Ceilândia e Taguatinga recebi hoje (25/4) a mensagem abaixo pelo WhatsApp. Mas poderia ser das bandas do Gama e Santa Maria. Ou de qualquer outra região administrativa do DF.

"Hoje está pior que ontem. NÃO TEM CLÍNICA MÉDICA no HRT e nem no hospital da CEILÂNDIA.

Os pacientes estão desesperados. Uns já desceram para o Hospital de Base ou outros hospitais na esperança de um atendimento.
 

As noites do DF estão cada dia mais violentas. Acabei de ouvir que um jovem que aqui chegou foi vítima de esfaqueamento. Não conseguiu atendimento no HRC e veio morrer no HRT. Não se sabe qual dos hospitais está pior. 😱
 
É muito triste ver tudo isso: tem gente esperando desde às 16h para triagem...muitas crianças e grávidas chegando...doentes jogados na maca aguardando atendimento. É de cortar o 💔"

Fotos do Hospital Regional de Taguatinga no sábado (23/4)  à noite para fazer a triagem.