Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Exposição na CLDF revela diversidade cultural do mundo árabe

Sexta, 8 de abril de 2016
Da CLDF
Representantes do Conselho de Embaixadores Árabes, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a presidente da Câmara Legislativa, a deputada Celina Leão (PPS), inauguram [inauguraram] nesta sexta-feira (8) a mostra "O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade". Quadros, objetos de artes, vestuário entre outros itens de 16 países do Oriente Médio e Norte da África darão uma noção da cultura e das tradições daqueles países. A mostra, apresentada pelo Conselho Curador de Cultura da CLDF, será aberta às 18 horas, no hall do Plenário, e estará aberta à visitação até o dia 06 de maio.


A exposição está inserida nas comemorações do Dia da Comunidade Árabe no Brasil, celebrado em 25 de março "Nosso objetivo é promover a cultura árabe, a diversidade cultural milenar, nossas contribuições para o Patrimônio Mundial da Humanidade, descobrir e estreitar os laços entre o povo brasileiro e árabe", explicou o embaixador da Palestina e decano do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben. Segundo ele, hoje são cerca de 13 milhões de árabes e descendentes que vivem no Brasil.

"Os árabes começaram a chegar ao Brasil, o país do futuro, em busca de uma vida melhor no final do século 17, mas a maior parte veio no século 19, como os libaneses, os sírios, os palestinos, os marroquinos e iraquianos", disse o embaixador Ibrahim.

A exposição "O Mundo Árabe: Civilização e Diversidade" terá fotos, vídeos, trajes típicos, objetos de arte, tapetes, mosaicos, vestidos de festa, livros, gravuras, banners, pinturas, vasos e objetos de porcelana. As peças vêm de 16 países árabes: Kuwait, Argélia, Egito, Palestina, Iraque, Sudão, Marrocos, Mauritânia, Omã, Arábia Saudita, Catar, Líbano, Tunísia, Jordânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos.

 "Queremos mostrar essa exposição ao público brasiliense primeiro e, depois, ao público brasileiro em geral, pois queremos levá-la para outras capitais e cidades do Brasil", contou o diplomata palestino. Segundo Ibrahim, o Conselho de Embaixadores pretende montar a exposição nas cidades que forem visitar durante as viagens diplomáticas de seus membros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da CLDF