Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Governo de Brasília realiza I Encontro Sociocultural de Prevenção e Enfrentamento às Drogas

Quarta, 6 de abril de 2016
Da Casa Civil DF - Imprensa
Nesta quinta-feira, dia 7 de abril, professores, artistas, jovens e especialistas em prevenção e enfrentamento ao uso de drogas se reúnem para conversar sobre medidas e ações de conscientização sobre o assunto. O evento, promovido pelo Governo de Brasília em parceria com Instituto Lumiar, acontecerá a partir das 8 da manhã no Cine Brasília, na 106/7 sul. A programação conta com a exibição de um filme sobre os males causados pelo uso de drogas, além de debates e a elaboração da “Carta de Enfrentamento às Drogas” pelos próprios participantes.

A ideia, segundo o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acilino Ribeiro, é envolver as pessoas na causa e colocar o assunto como prioridade nas escolas e organizações sociais: “Combater o uso das drogas é papel de todos e é emergencial. Precisamos promover ações de combate ao tráfico, priorizando a prevenção”.

Na ocasião, será exibido o longa-metragem “Pra ficar de boa”, da cineasta e ativista social, Núbia Santana. Com isso, o Governo de Brasília pretende mostrar aos jovens o drama de quem começa a usar drogas, dos perigos e da trajetória que a vida do usuário toma, e ainda orientar a sociedade sobre como prevenir, combater ou mesmo lidar com a situação do consumo e tráfico de crack. “Acredito muito no cinema como forte instrumento no enfrentamento ao uso e tráfico de drogas. A arte possibilita a conscientização e soma esforços na luta em prol da prevenção e combate ás drogas. Nossa meta com esse encontro, é justamente sensibilizar a sociedade e o poder público, e, desta forma, buscarmos alternativas concretas e eficientes nessa batalha”, explicou Núbia.

Em seguida, será promovido um debate com a participação de ex usuários de drogas, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Mendes de Paiva, o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acilino Ribeiro, o Secretário de Justiça, Guilherme Rocha de Almeida, a subsecretária de Justiça e Cidadania e prevenção ao uso de drogas e presidente do Conen, Joana Mello, que disse estar otimista com os resultados do debate: “O desenvolvimento de ações como esta são salutares para o processo de efetivação de políticas de prevenção e enfrentamento às Drogas, principalmente, aos jovens em idade escolar, os quais estão suscetíveis à problemática do uso e abuso de drogas”.

Ao final, os jovens serão convidados a elaborar uma carta direcionada às autoridades, contextualizando do ponto de vista da juventude, para apoio às medidas preventivas sobre o assunto abordado.

Programação:
7h30 – Interação cultural.
8h30 – Abertura.
9h – Apresentação do documentário “Pra Ficar de Boa” e bate-papo com a cineasta Núbia Santana.
10h – Apresentação do promo “Pedra do Mal”.
10h10 – Debates (duração 1h20).
11h30 – Elaboração e leitura da “Carta de Enfrentamento às Drogas”.

Serviço:
I Encontro Sóciocultural de Prevenção e Enfrentamento às Drogas
Data: 07/04/2016
Horário: 08h às 12h
Local: Cine Brasília - EQS 106/7 sul.