Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de abril de 2016

Grécia: Zoe Konstantopoulou lança novo partido para “libertar a Grécia do memorando”

Sábado, 23 de abril de 2016
Do Esquerda.Net
A ex-presidente do parlamento está de regresso à primeira linha do combate político e esta semana lançou o seu novo partido político, Viagem para a Liberdade.
22 de Abril, 2016

No discurso de apresentação do novo partido, Zoe Konstantopoulou explicou o que significam as seis velas do barco escolhido como símbolo: Democracia, Justiça, Transparência, Direitos, Redução da Dívida e Pagamento da Dívida Alemã da II Guerra.

O inimigo declarado da nova organização é o “regime opressivo” do memorando dos credores, que completa 6 anos no próximo dia 6 de maio e que o novo partido pretende derrubar. Para isso, Zoe aposta nas diferenças face ao Syriza e promete continuar a dizer o que pensa e a fazer o que diz. “A identidade política não é determinada pelo que se diz, mas pelo que se faz”, prosseguiu a líder do novo partido, voltando a acusar o Syriza de ter violado o mandato eleitoral quando aprovou o terceiro memorando no parlamento.

Zoe foi uma das deputadas que se opôs ao memorando assinado em Bruxelas e manteve um braço de ferro com o governo até se candidatar pelo partido Unidade Popular, que juntou os dissidentes do Syriza nas eleições de setembro, mas ficou aquém dos votos necessários para obter representação parlamentar. O ex-ministro Lafazanis, líder da Unidade Popular, já desejou felicidades ao novo partido, com o qual espera vir a unir forças no futuro. A sessão de apresentação contou com centenas de participantes.

A acompanhar Zoe neste novo desafio estará a ex-deputada do Syriza – e antes disso, dos Gregos Independentes – Rachel Makri. A sessão de apresentação contou com a participação do convidado internacional Eric Coquerel, do Parti de Gauche francês, que elogiou no seu discurso a coragem e coerência da ex-presidente do parlamento grego e o seu papel no lançamento da “cimeira do Plano B” promovida em Paris pelo partido de Jean-Luc Mélenchon.