Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Lava Jato: Guido Mantega é apontado como intermediador de propina, diz O Globo

Quinta, 21 de abril de 2016
Do Congresso em Foco
Ex-ministro da Fazenda aparece em depoimento prestado por esposa do marqueteiro João Santana, responsável pelas campanhas de Lula e Dilma. Mônica Moura falou a procuradores federais para tentar acordo de delação premiada 


Wilson Diasa/Agência Brasil
Lava Jato: Guido Mantega é citado como intermediador de caixa 2

A esposa do marqueteiro João Santana, Mônica Moura, ao negociar acordo de delação premiada, afirmou em depoimento a procuradores federais de Brasília que o responsável por intermediar o pagamento de “caixa 2″ para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff era o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. As informações do jornal O Globo da manhã desta quinta-feira (21) mostram que, segundo Mônica, Mantega se reuniu com ela e indicou, mais de uma vez, executivos de empresas que deveriam ser procurados para que ela pudesse receber as contribuições em dinheiro, que não passaram por contas oficiais do PT e, por isso, não foram declaradas à Justiça Eleitoral. De acordo com a publicação, Mantega reconhece ter se encontrado com Mônica, mas nega a acusação.
  A investigada também revelou que na disputa de 2014, pelo menos R$ 10 milhões teriam sido pagos a ela e a João Santana fora da contabilidade oficial. De acordo com o jornal, Mônica disse aos procuradores que os pagamentos via caixa 2 não teriam sido prática exclusiva da última eleição e ocorreram nas campanhas presidenciais pela eleição de Dilma (2010), e pela reeleição de Lula (2006), além das campanhas municipais de Fernando Haddad (2012), Marta Suplicy (2008) e Gleisi Hoffmann (2008).

Leia mais