Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Pai Legal nas Escolas: próximas edições no Gama e em Santa Maria

Quarta, 20 de abril de 2016
Do MPDF
Foram expedidas 930 notificações para o atendimento no Gama e 775 para Santa Maria

Na próxima semana, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizará duas edições do programa Pai Legal nas Escolas. Na quarta-feira, 27 de abril, a Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide) realizará atendimento coletivo no Gama. Na quinta-feira, 28/4, será a vez de Santa Maria. Foram notificadas mais de 1,7 mil mães de alunos de escolas públicas que não têm o nome do pai na certidão de nascimento.

“É muito importante que mães notificadas compreendam que o reconhecimento de paternidade é um direito legalmente assegurado e que tem reflexos na vida social e emocional das crianças e dos adolescentes. Para abrir um procedimento de investigação de paternidade, basta levar a certidão do nascimento do filho e as informações que possuir sobre o suposto pai”, explica a promotora de Justiça Leonora Brandão.

O programa tem o objetivo de regularizar a situação de crianças e adolescentes cuja paternidade não se encontra declarada no registro de nascimento. Durante a audiência, serão realizados reconhecimentos voluntários de paternidade e abertos procedimentos preliminares, no caso de o suposto pai negar-se ou se encontrar impossibilitado de comparecer. Além disso, serão instaurados procedimentos nas situações em que os supostos pais são falecidos, presos ou residem em outro estado.

A Ouvidoria do MPDFT também estará presente durante as audiências. A intenção é colher as manifestações dos cidadãos e mostrar que existe um canal de comunicação com a instituição.

Programa Pai Legal nas Escolas
Criado em 2002, o programa Pai Legal nas Escolas atende os alunos matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal. A Profide percorre as regiões administrativas do DF, em atendimentos coletivos, que ocorrem de cinco a seis vezes por ano, realizados nas escolas próximas ao local de residência das crianças ou em centros comunitários.

Serviço
Programa Pai Legal nas Escolas

Data: 27/4 (Gama)
Horário: a partir das 14h
Local: Caic Carlos Castelo Branco (EQ 20/23) [Setor Oeste do Gama]


Data: 28/4 (Santa Maria)
Horário: a partir das 14h
Local: Caic Santa Maria (EQ 215/315)