Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Saneamento é a última prioridade de investimento do governo desde 2007

Quinta, 7 de abril de 2016
Do Contas Abertas
Dyelle Menezes
Milhares de pessoas enfrentam todos os dias mau cheiro e convivem com o risco iminente de doenças como dengue, zika e chikungunya. A dengue, a zika e a febre chikungunya são, em boa parte, o resultado de falta de saneamento básico. Não é surpresa alguma quando se considera qual foi o esforço do governo em investir em saneamento: muito pequeno.

PAC 2 - Conforme mostrou a repórter Giovana Teles, em matéria produzida para o Jornal da Globo da última terça feira em parceria com o Contas Abertas, números do PAC deixam a impressão de que saneamento é a última prioridade.

Nesse balanço do PAC, realizado pelo Contas Abertas, com base em números oficiais do programa, fica evidente que as obras com pior desempenho foram as de saneamento. Há grande quantidade de obras, mas a execução é lenta.

Os dados do PAC 1 (2007/2010) e do PAC 2 (2011/2014) consolidados revelam que dos R$ 62 bilhões previstos para investimentos em saneamento, até 2014, somente R$ 4,2 bilhões foram executados. O montante representa menos de 7% do total. É o pior desempenho de todos os setores do PAC.

Leia a íntegra da reportagem em: 
http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/12729#sthash.ksqgDH84.dpuf