Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Stiglitz, Nobel da Economia: “Austeridade foi um fracasso para Portugal e todos os outros países”

Segunda, 18 de abril de 2016
O Nobel da Economia, afirmou que a austeridade fiscal foi um fracasso para a economia portuguesa e que a recuperação do país dependerá de uma mudança de políticas da zona euro.
18 de Abril, 2016
Foto de Peter Klaunzer/Lusa
 
Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Joseph Stiglitz afirmou que a austeridade fiscal foi um fracasso para a economia portuguesa, assim como “para todos os outros países em que se tentou esta mesma política”. Stieglitz acrescentou que “a questão agora é se a zona do euro será capaz de mudar as suas políticas. Se não conseguir mudar, a recuperação econômica de Portugal levará bastante tempo, poderia ser até uma década”.

Para o economista norte americano laureado com o prêmio Nobel, Portugal está a viver um momento de calma “antes da tempestade", "não acredito que os problemas da zona do euro tenham sido resolvidos”, acrescentou. Stiglitz prestou declarações após participar no Fórum Fiscal, um evento na sede do Fundo Monetário Internacional, em Washington, onde se discutiu o sistema tributário internacional.

“Se olharmos para os indicadores macroeconômicos como a dívida pública, eles estão pior agora do que antes”, concluiu Stiglitz sobre Portugal.

Artigos relacionados: