Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de maio de 2016

Campanha #SomosTodosJuízes é destaque em reunião do Conselho Executivo da AMB

Terça, 10 de maio de 2016
Do site da AMB
Associação dos Magistrados Brasileiros
DSCN9944edit
A 14ª reunião do Conselho Executivo da AMB, que aconteceu nesta segunda-feira (9), em Brasília, destacou os desafios da magistratura neste ano de crise econômica e política e a campanha #SomosTodosJuízes, lançada também nesta segunda pela associação.

Após a aprovação da ata anterior, João Ricardo Costa relatou aos colegas a missão da campanha. “Queremos valorizar o trabalho do juiz promovendo discussões éticas que fazem parte da vida de todos os cidadãos”, pontuou.

O presidente da AMB falou sobre o trabalho da entidade no Congresso Nacional, que segue forte, especialmente no que tange ao Adicional por Tempo de Serviço (ATS), no Senado, e ao Projeto de Lei (PL) 2646/2015, sobre a recomposição do subsídio, que teve aprovado o caráter de urgência na semana passada na Câmara, após mobilização da AMB e das entidades que compõem a Frentas. “O esforço dos presidentes das associações estaduais, juntamente com a diretoria da AMB, tem sido fundamental para os avanços que temos conseguido no Congresso”.

O trabalho e as conquistas junto ao CNJ para a valorização do 1º grau também foram pautados. João Ricardo ressaltou que a atuação da vice-presidente de Prerrogativas, Hadja Rayanne de Alencar, foi decisiva para a recente aprovação da Resolução 219, que propõe a redistribuição de servidores do Poder Judiciário de primeiro e segundo graus.

Da mesma forma, o vice-presidente de Efetividade da Jurisdição, Paulo Feijó, relatou os resultados das reuniões preparatórias ao 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, especialmente no que tange às ações de valorização do primeiro grau. “Percebemos que o CNJ está empenhado em aumentar a efetividades dos comitês gestores. Há uma indicação de que vão ser tomadas providências para mudar esta realidade”.

Os magistrados ainda deliberaram pela criação de uma comissão que trabalhe especificamente a questão da defesa das competências da Justiça Estadual, em especial a jurisdição eleitoral. João Ricardo também informou aos magistrados que a AMB assumiu na semana passada a presidência da Frentas pelos próximos seis meses.