Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 12 de maio de 2016

De onde vem o perigo — Rodrigo Rollemberg: A chantagem do impeachment. E a chantagem das CPIs

Quinta, 12 de maio de 2016
Intermediação perigosa
Hélio Doyle —Jornal de Brasília / / / / Blog do Sombra
O governador Rodrigo Rollemberg (foto) está entrando em uma armadilha montada por deputados distritais, tendo à frente a presidente Celina Leão. O processo de impeachment contra a presidente da República é a inspiração desses distritais. Não necessariamente para abrir um processo contra o governador, mas para mantê-lo como refém, sob a ameaça de ser afastado.
 
Não será novidade aqui e certamente a mesma coisa acontecerá em vários estados. O medo de sofrer um impeachment e o temor de CPIs levaram o então governador Agnelo Queiroz a tudo fazer para manter uma confortável maioria de dois terços na Câmara. Agnelo cedeu em quase tudo aos distritais: segurou-se no governo, mas sequer passou ao segundo turno nas eleições.

 
O que alguns distritais querem de Rollemberg é que sua maior preocupação agora seja a de ter o apoio fechado de pelo menos 16 deputados. Para isso, terá de dar a eles muito mais do que tem dado até agora.
 
E a chantagem das CPIs
 
Constituir comissões parlamentares de inquérito é a outra arma de chantagem dos distritais. Não é de hoje nem local, é histórica e nacional. As revelações sobre o que ocorreu na CPI da Petrobrás, no Congresso Nacional, ajudam a entender o mecanismo. Parlamentares usam o poder das CPIs não para investigar, mas para obter vantagens ilegítimas.
 
Com uma CPI, é possível receber benefícios de acusadores e de acusados, optando-se geralmente por quem dá mais. Convoca-se e se desconvoca. Documentos são revelados ou escondidos. O relatório final pode dar em tudo ou em nada. Depende do cliente.
 
CPIs que possam envolver o governo de Rollemberg, como a da saúde, são instrumentos de pressão contra o governo, para que ceda às suas demandas. 
 
Além do que CPIs podem ser uma boa antessala para ameaçar com impeachment. 
 
Olho grande nos cargos e verbas
 
Com ameaças de impeachment e de CPIs, a pressão contra o governo aumenta. Os interesses de distritais no governo não se limitam a cargos e emendas. Cargos são importantes para empregar afilhados políticos e cabos eleitorais, mas o objetivo principal é dominar áreas do governo que contam com verbas polpudas, e que permitam aos distritais ter participação indevida nos contratos desses órgãos.
 
Não é à toa, por exemplo, que é grande a briga pelo controle do Detran, objeto da ambição de alguns distritais. Ali, como se sabe, rola muito dinheiro: multas, gravames, pardais, publicidade.
 
E há muitos outros lugares interessantes no governo, sob esse ponto de vista.
 
Agradecimentos efusivos
 
As emendas também ajudam os distritais em dois aspectos: permitem o atendimento a reivindicações de suas bases e, com enorme frequência, dão “retorno”. Quem recebe o dinheiro oriundo das emendas costuma agradecer ao parlamentar com mais do que palavras generosas ou votos nas eleições.
 
Por isso emendas para realizar eventos e shows são tão populares entre os distritais. Não há licitação, os valores são subjetivos, o retorno é garantido.
 
Intermediação perigosa
 
Distritais querem também que o governo atenda a interesses de empresas das quais são sócios abertos ou ocultos, ou das quais recebem por “serviços prestados”.
 
Perguntem ao governador, a secretários e presidentes de empresas quantos empresários são levados a eles por distritais que servem como intermediários. Isso é normal, dirão os distritais e até algumas autoridades do governo que gostam de agradá-los.
 
Não, não é normal. Pode ser usual. Empresários têm acesso ao governo sem a intermediação de agentes públicos que, ilegalmente, estão é fazendo advocacia administrativa. E distritais que são donos de empresas deveriam se sentir constrangidos ao confundir o mandato com sua atividade empresarial. 
 
Boca torta pelo cachimbo
 
Os distritais não se limitam a interceder, perante o governo, para que empresários sejam recebidos. Fazem questão de acompanhá-los nas audiências e exercem pressão direta sobre o Executivo para que seus pleitos sejam atendidos. O pior é que até conselheiros do Tribunal de Contas, ex-deputados, mantêm essa prática de defender interesses de empresas perante o governo. 
 
De onde vem o perigo
 
Nas conversas reservadas para aumentar a pressão sobre o governo, alguns distritais falam no que consideram dois pontos fracos que poderão ser por eles explorados -- além da confusa gestão da área de saúde. Estão de olho no Iprev, o instituto de previdência dos servidores, e no BRB.