Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 21 de maio de 2016

Defensoria Pública critica ação da PM em desocupação de Secretaria de Educação

Sábado, 21 de maio de 2016
Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro divulgou hoje (21) uma nota em que critica o uso de força pela Polícia Militar (PM) durante a desocupação da sede da Secretaria Estadual de Educação. O prédio estava ocupado desde a tarde de ontem (20) por alunos da rede estadual e foi desocupado pelo Batalhão de Choque da PM na madrugada de hoje.
Segundo a Defensoria Pública, a ação da polícia, que usou spray de pimenta para desocupar o prédio, foi desproporcional e não teve autorização judicial. Para a defensoria, a segurança dos alunos deveria ser prioridade.
“Como expressamos em ação civil pública ajuizada quando iniciadas as ocupações, defendemos o direito à manifestação e reunião pacífica. Acreditamos que o diálogo e a mediação são os caminhos eficazes na solução de conflitos”, informa a nota.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que tentou um diálogo com os estudantes e que, inicialmente, eles concordaram em deixar o prédio. Mas, depois, segundo a PM, os estudantes desistiram de sair e resolveram manter a ocupação. Na versão da polícia, apenas nesse momento os policiais usaram spray de pimenta.
Os estudantes disseram que, além do spray de pimenta, alguns manifestantes ficaram feridos e foram arranhados durante a desocupação.