Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 14 de junho de 2016

Meio ambiente. #PEC65Não: Parecer de novo relator na CCJ do Senado pede rejeição da proposta

Terça, 14 de junho de 2016
Do MPF
Relatório do senador Randolfe Rodrigues está na pauta da CCJ desta quarta-feira, 15

#PEC65Não: Parecer de novo relator na CCJ do Senado pede rejeição da proposta
O relator da Proposta de Emenda Constitucional nº 65/2012, que pretende derrubar o licenciamento ambiental, senador Randolfe Rodrigues, apresentou relatório à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal pela rejeição do projeto. A PEC está na pauta da próxima sessão da CCJ marcada para esta quarta-feira, 15 de junho.

Em seu relatório, Randolfe Rodrigues argumenta que a PEC é inconstitucional por violar o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e ofende as cláusulas pétreas da Constituição de 1988, em especial os direitos e garantias fundamentais, e também a separação de poderes, além de violar os princípios constitucionais da participação popular, da informação e da precaução e ofende o princípio da inafastabilidade da jurisdição.

Raldolfe ainda esclarece que há contradição entre a ementa da PEC e a redação proposta para o parágrafo. Enquanto, segundo a ementa, a PEC visa assegurar a continuidade de obra pública após a concessão da licença ambiental, a redação proposta para o parágrafo informa que a PEC assegura a continuidade de obra mediante a simples apresentação de estudo de impacto ambiental (EIA), e não a concessão da licença.

“Ademais, a previsão de que a obra não poderá ser suspensa ou cancelada pelas mesmas razões a não ser em face de fato superveniente impede o questionamento de vícios ou falhas no licenciamento ambiental ou na apresentação do estudo de impacto ambiental, por medidas administrativas e judiciais. Tal previsão fere o direito constitucional fundamental ao acesso à Justiça, em ofensa ao princípio da inafastabilidade da jurisdição, expresso no inciso XXXV do art. 5o da Carta Magna”, informa o parecer. Randolfe também pede a rejeição de emenda apresentada pelo senador licenciado Blairo Maggi, que “não supre os vícios de inconstitucionalidade”. 

O senador cita em seu relatório manifestação do Ministério Público Federal, por meio de Nota Técnica do Grupo de Trabalho Intercameral Grandes Empreendimentos (Câmaras de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais e Procuradoria Federal do Direitos do Cidadão), “com fundamentos robustos pela inconstitucionalidade da proposta”.

"Esperamos que esse relatório seja aprovado para que possamos sepultar de vez a PEC 65 e voltar nossas atenções aos demais projetos em trâmite que ameaçam o licenciamento ambiental", destacou o coordenador do GT Grandes Empreendimentos, procurador da República Felipe Bogado.

Para a proposta ser rejeitada, o relatório precisa do voto favorável de 2/3 da comissão, composta de 27 senadores. Nesse caso, a PEC será arquivada. Caso contrário será escolhido um novo relator, que apresentará novo parecer.

PEC 153 – No mesmo relatório, Randolfe pede a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 153/2015, que tramita em conjunto com a PEC 65. A PEC 153 inclui, dentre os deveres ambientais do poder público, promover práticas e adotar critérios de sustentabilidade, em seus planos, programas, projetos e processos de trabalho, bem como na aquisição de bens e contratação de serviços e obras.

Confira aqui a íntegra do parecer