Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 6 de junho de 2016

MPDFT recomenda recomposição dos servidores e reestruturação nos serviços da Casa Abrigo e dos Nafavd

Segunda, 6 de junho de 2016
Do MPDF
O Núcleo de Gênero Pró-Mulher do MPDFT expediu duas recomendações à Secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher, Igualdade e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) para que haja reestruturação nos serviços da Casa Abrigo e dos Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavd).

Nos documentos, o MPDFT solicita que a Secretaria providencie, o mais rápido possível, a recomposição do quadro de servidores dos Nafavds e da Casa Abrigo. Também recomenda que os grupos de trabalho com as mulheres sejam retomados, assim como o acompanhamento pós desligamento das abrigadas na Casa.

Segundo o Ministério Público, a rede de recursos humanos dos núcleos está sucateada desde o encerramento, no ano passado, do convênio com o Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça, o que gerou o fechamento de núcleos e a progressiva perda de servidores requisitados de outras secretarias. Recentemente o MPDFT documentou a situação em processo administrativo e constatou, após levantamento feito pelo setor de psicossocial do Órgão e pelas promotorias de Justiça que atuam na questão, que as equipes de atendimento dos Nafavds estão sem a quantidade necessária de profissionais. A situação tem gerado elevada fila de espera para o início do atendimento. Em alguns casos, o prazo de espera para o primeiro contato com a vítima ou com o autor da violência chega a nove meses.

O MPDFT argumenta que a demora nos atendimentos compromete a eficiência do serviço prestado, uma vez que é fundamental, no ciclo da violência, que a intervenção ocorra antes da fase de conciliação, de forma a evitar que a vítima deixe de ajudar no processo de responsabilização do agressor. Da mesma forma, uma atuação tardia aumenta os riscos de a vítima voltar a sofrer alguma violência.

Quanto a Casa Abrigo, o MPDFT sugere, ainda, que se avalie a possibilidade de contratação de serviços de enfermagem e que seja realizada manutenção adequada do espaço, que estaria com equipamentos quebrados e instalações mal conservadas. Também foi recomendado que o serviço de telefonia, tanto da Casa quanto dos Nafavds seja reativado. O MPDFT recebeu notícias de que os telefones não estão em funcionamento por falta de pagamento da conta telefônica.

As recomendações foram entregues pessoalmente ao Secretário da SEDESTMIDH nesta quinta-feira, dia 2, em reunião na Sede do MPDFT. Na ocasião, o secretário informou que há previsão de realização de concurso para fevereiro de 2017 e que a área será priorizada nas nomeações. Explicou, ainda, que há a possibilidade de, se houver mais cessão de espaço, expandir a capacidade de atendimento dos Nafavds. Segundo o secretário, a Casa Abrigo será instalada em breve em novo endereço.

Para o coordenador do Núcleo de gênero do MPDFT, promotor de Justiça Thiago Pierobom, as estruturas são fundamentais ao combate à violência contra a mulher. “O trabalho promovido pelos Núcleos de Atendimento e pela Casa Abrigo representam estratégia de intervenção para reduzir o risco de feminicídios. Por isso, é imprescindível que o atendimento seja adequado, célere e assegure a dignidade de quem o demande”, explicou. Veja as recomendações aqui e aqui.