Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 24 de junho de 2016

DF: Técnico de radiologia denuncia à CPI falta de manutenção dos aparelhos na rede pública

Sexta, 24 de junho de 2016
Da CLDF
A falta de manutenção dos aparelhos de radiologia - como tomógrafos - na rede pública de saúde do DF e o direcionamento do atendimento dos pacientes nas clínicas privadas foram denunciados pelo presidente do Conselho Regional de Radiologia, Adriano Levay, em depoimento na reunião desta quinta-feira (23) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga indícios de irregularidades na gestão da Secretaria de Saúde.
O técnico advertiu que atualmente cerca de "85% dos exames que poderiam ser feitos na rede pública de saúde do DF" estão sendo executados em clínicas particulares. Segundo criticou, "dos dez tomógrafos dos hospitais públicos, 60% estão quebrados". Ele afirmou ainda que as máquinas de revelação que ainda estão funcionando são obsoletas, com 30 a 40 de uso, comprometendo a qualidade das imagens obtidas.
"O resultado desse sucateamento são péssimas imagens e o comprometimento dos laudos para detecção das patologias", enfatizou, reclamando também da falta de radiologistas para a emissão desses laudos. Ele defendeu que os valores pagos com horas extras aos profissionais de saúde seriam suficientes para a contratação de técnicos e médicos especializados na área de radiologia.
Lavay informou aos deputados que entregaria um documento com todas as denúncias envolvendo as falhas na operação da radiologia que prejudicam os pacientes, como a não-manutenção dos aparelhos. Ele lamentou que o conselho de radiologia já apresentou aquelas irregularidades à Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde, sem receber qualquer resposta.
Entre alguns casos relatados pelo representante do conselho, chamou a atenção dos deputados que integram a CPI o abandono no corredor de base de um aparelho de petscan, por falta de local adequado para abrigá-lo com gerador, como também o fato de o tomógrafo estar quebrado. 
O presidente da CPI Wellington Luiz (PMDB) e o relator Lira (PHS) consideraram graves as denúncias trazidas pelo técnico de radiologia, lembrando que o depoimento confirma o sucateamento também da área de radiologia e aponta para uma postura deliberada de adoção do modelo de contratação de organizações Sociais (OSs).
Organizações sociais - Ao final da reunião, a proposta de contratação das organizações sociais gerou um debate acalorado entre o presidente e o relator da CPI com o deputado Roosevelt Vilela (PSB), que defendeu a adoção desse modelo de gestão como uma alternativa viável. O deputado Cristiano Araújo (PSD) leu relatório oficial apontando que no Rio de Janeiro a contratação das organizações sociais na área da saúde foi considerada "desastrosa".
Zildenor Ferreira Dourado - Coordenadoria de Comunicação Social