Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de julho de 2016

A próxima quinta-feira, 14 de julho, é Dia de Luta Contra a Lei Mordaça

Domingo, 10 de julho de 2016

=======================
Do Sinpro/DF
O Sinpro convoca a categoria a participar, na próxima quinta-feira (14), do Dia de Luta contra a Mordaça. Nesta data defenderemos uma educação livre e, para simbolizar esta defesa, professores(as) e orientadores(as) educacionais deverão usar roupas de cor branca e enviar fotos para o e-mail imprensa@sinprodf.org.br para que o Sindicato possa fazer a divulgação ao longo do dia. O Sinpro lançou o Dia de Luta em 2015, quando a categoria se mobilizou e disse não à tentativa de censura e pela liberdade de ensinar e pelo direito de aprender.

Está em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal Projetos de Lei (PL) relacionados à Lei da Mordaça, exemplo do PL 137/2015, da deputada distrital Sandra Faraj (SD), e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) nº 38, de autoria do deputado distrital Rogério Dalmasso (PTN). O PL 137/2015, que mesmo com vício de origem foi aprovado na CLDF e vai para sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), obriga todas as escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do Distrito Federal a incluírem em seus currículos, como tema transversal, a discussão sobre “valores de ordem familiar”.
3
A participação de todos e todas é de grande importância, já que alguns parlamentares estão diluindo a Lei da Mordaça em outros projetos, para que o conjunto deles possa ter o efeito do PL original. O PL 137 foi aprovado e está seguindo para a sanção do governador. O Sinpro está fazendo gestão junto ao GDF para impedir que o governo sancione o projeto.

No dia 13 de julho o Sinpro promoverá um debate com o tema Petróleo/Pré-sal: Financiamento da Educação Pública, onde disponibilizaremos materiais que poderão ser utilizados no Dia de Luta. Os professores poderão pegar o material na sede e subsedes do Sinpro a partir do dia 13.

Professores, merendeiras, diretores, estudantes e a comunidade escolar deverão se organizar para que todos venham vestidos com roupas brancas no dia 14. As fotos serão publicadas no Facebook do Sinpro ao longo do dia, de forma que a escola poderá enviar no máximo duas fotos em cada turno de trabalho. As imagens deverão ser enviadas no matutino até as 11h45, no vespertino até as 14h30 e no noturno até 21h. Às 12h30 haverá um tuitaço onde todos deverão utilizar a hashtag #LeidaMordacaNao (tudo junto e sem acento).

O Sinpro defende a luta contra projetos como o PL da Mordaça, que vão na contramão da história e da construção de uma sociedade na qual os indivíduos têm liberdade para expor seus pensamentos. Discutir essas manifestações em sala de aula – assim como qualquer outra questão – é fomentar a cidadania, formar o senso crítico. Enfim, formar não apenas estudantes, mas cidadãos atuantes.