Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 5 de julho de 2016

Audiência pública nesta quarta (6/7) trata da escassez hídrica no DF, que 'está à beira de uma crise'

Terça, 5 de julho de 2016
Do MPDF
Economia de água pode evitar medidas como racionamento, bandeira vermelha e aumento de tarifa 

Será realizada nesta quarta-feira, 6 de julho, audiência pública para discutir a situação de escassez hídrica dos lagos Descoberto e Santa Maria, responsáveis pelo fornecimento de água do DF. O objetivo é traçar estratégias para assegurar o uso prioritário dos recursos hídricos. A reunião ocorre das 9h às 12h, na Agência Reguladora de Águas (Adasa) – Estação Rodoferroviária, sobreloja Ala Norte. Representantes do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) estarão presentes na audiência.

A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Marta Eliana de Oliveira reforça a importância de a população participar da audiência pública, pois o DF está à beira de uma crise hídrica. “Quero dizer que vai faltar água mesmo. Os mananciais do DF estão perigosamente baixos. Choveu pouco este ano, a demanda só aumenta e degradamos sobremaneira o meio ambiente. Nossos agricultores já estão enfrentando sérias dificuldades com a seca no campo”, alerta.

Algumas medidas urgentes a serem adotadas atingem toda a população como racionamento, bandeira vermelha e aumento de tarifa, por isso a importância da participação de todos nessa discussão. “Vimos esse filme em São Paulo. Há tempos a economia de água deveria ser uma realidade em nossa cidade”, enfatiza.

ContribuiçõesSegundo a Adasa, todas as contribuições apresentadas pelos participantes, tanto na fase documental quanto na audiência pública, serão apreciadas. O envio de contribuições deve ser realizado pelo endereço eletrônico  AP_005_2016@adasa.df.gov.br ou por correspondência endereçada ao Protocolo Geral da Adasa até 7 de julho, às 17h. O resultado da análise técnica também estará disponível no site www.adasa.df.gov.br, no ícone “AP 005/2016”.