Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Auditoria Cidadã da Dívida propõe grupos de estudos preparatórios para a Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública

Quinta, 28 de julho de 2016

Cerca de 60 pessoas participaram da Reunião de Estudos sobre a Dívida Pública, realizada nesta terça-feira (26), em Brasília. O encontro, que contou com diversos representantes de entidades de classe, foi preparatório para o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular, que será realizado no dia 9 de agosto, na Câmara dos Deputados.

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Maria Lucia Fattorelli apresentou uma análise sobre a conjuntura nacional e as implicações socioeconômicas da priorização da dívida pelo governo.

“Se um governador deixa pagar a dívida pública, aplica-se o código penal, pois é crime, mas se aceita que o cidadão morra nas filas dos hospitais por falta de investimentos”, criticou. 

Fattorelli apontou todos os projetos recentes em tramitação no Congresso e que afetam direitamente os direitos dos trabalhadores, as políticas públicas de saúde, educação, assistência social e principalmente a Previdência.


MOBILIZAÇÃO
A coordenadora da ACD ressaltou a necessidade de mobilização consciente na tentativa de impedir o avanço do sistema financeiro nos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.

Destacou a importância do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular e propôs a organização de grupos que irão consolidar estudos preparatórios para a participação das entidades na Frente e para incidir sobre os demais projetos em andamento que tem a dívida como pano de fundo.

Foram propostos nove grupos de estudos com os temas:

1. CENTRALIDADE DA DÍVIDA PÚBLICA

2. JUROS MAIS ELEVADOS DO MUNDO

3. MECANISMOS QUE GERAM DÍVIDA SEM 

CONTRAPARTIDA


4. NOVO ESQUEMA DE GERAÇÃO DE DÍVIDA SEM CONTRAPARTIDA

5. DÍVIDA EXTERNA

6. DÍVIDA INTERNA

7. DÍVIDA DOS ESTADOS – INTERNA e EXTERNA

8. DÍVIDA ECOLÓGICA

9. IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Para cada grupo de estudos foi designado um coordenador que irá conduzir os trabalhos.

As entidades e cidadãos parceiros da Auditoria Cidadã da Dívida poderão fazer parte dos grupos de estudos. Confira no link abaixo o desdobramento de cada grupo:

http://www.auditoriacidada.org.br/…/grupos-de-estudos-sobr…/