Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Brasil descumpre metas do Plano Nacional de Educação

Sexta, 1º de julho de 2016

As políticas sociais parecem não caber mesmo dentro do orçamento do governo. Após aprovar o aumento da DRU para 30% (desvinculando recursos que antes eram destinados a áreas específicas e sensíveis a população), suspender vagas para o Pronatec, ProUni e Fies, agora documento comprova que o Brasil não cumpriu ao menos 14 das ações do Plano Nacional de Educação (PNE), com prazos para esse ano. (http://goo.gl/OSBbR3)

É importante lembrarmos que o PNE não é apenas uma carta de intenções, e sim um projeto que pretende expandir matrículas da creche à pós-graduação, com vistas a ampliar o acesso à educação.

Segundo entidades ligadas à educação, o financiamento do PNE é um dos principais entraves para a sua efetivação. (http://goo.gl/5ywvDN)

Essa democratização do ensino é um passo que o governo está dando para retirar o direito ao conhecimento de milhares de gerações. Superar o déficit educacional e as desigualdades sociais passa necessariamente pela continuidade e priorização de políticas públicas universalizantes.