Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 26 de julho de 2016

Em Curitiba, centro da Lava Jato: Juizes federais promovem nesta quinta (28/7) ato contra o PL do Abuso de Autoridade

Terça, 26 de julho de 2016
Da Ajufe

ato-no-paran-69121811.jpg
Juízes federais, procuradores da república, delegados de Polícia Federal e servidores públicos realizam ato, nesta quinta-feira (28), contra o projeto de lei do senador Renan Calheiros que altera a Lei de Abuso de Autoridade (PLS 280/2016) para dificultar operações de combate à corrupção, como a Lava Jato e a Zelotes.

Organizada pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e pela Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), com o apoio de diversas outras entidades, a manifestação terá início às 15 horas, na sede da Justiça Federal, na Avenida Anita Garibaldi, 888, no Bairro Ahú, em Curitiba/PR.


Para a Ajufe, vários dispositivos do projeto de lei do Senado Federal abre a possibilidade de punição ao juiz pelo simples fato de interpretar a lei – o que atinge diretamente a independência e criminaliza a atividade judicial.

No entendimento da Ajufe, o PLS 280/2016 tem o objetivo de intimidar juízes, desembargadores e ministros, além de outras autoridades, na aplicação da lei penal, sobretudo em casos de corrupção que envolvam criminosos poderosos, políticos, empresários e ocupantes de cargos públicos.

“Sem um Judiciário independente os juízes não podem fazer seu trabalho e ficarão à mercê de poderosos, verdadeiros alvos dessas operações”, afirma o presidente da Ajufe, Roberto Veloso.

A mobilização conta com o apoio da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Conta do Brasil (ANTC), da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (AMATRA IX) e da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM).

Petição Online
Paralela à mobilização, a Ajufe mantém uma petição online no domínio Avaaz contra o projeto de lei. Até o dia 26 de julho, mais de 70 mil pessoas já assinaram a petição. O abaixo assinado pode ser acessado no link abaixo:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Aos_senadores_da_Republica_Nao_aprovem_o_texto_do_PLS_2802016/?cXYEVkb

Serviço
Evento: Diga NÃO ao PL 280/2016
Dia e Horário: Quinta-feira (28) às 15:00
Endereço: Justiça Federal, Av. Anita Garibaldi, 888, 80540-400 Curitiba/PR.