Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 3 de julho de 2016

Lava Jato: mensagem de celular diz que Lula ajudou OAS a obter obra de R$ 1 bi

Domingo, 3 de julho de 2016
Do Congresso em Foco
Polícia Federal encontra em celular de Léo Pinheiro, sócio da empreiteira, texto sobre a execução de um empreendimento na Guiné Equatorial “com a ajuda do Brahma”, como o petista era chamado pelo empresário. Instituto Lula diz que não comenta “vazamentos”

Valter Campanato/Agência Brasil
Sócio da OAS se referia a Lula como “Brahma”, apelido que faz referência ao lema “número 1” da cervejaria

Mensagem encontrada pela Polícia Federal no celular do empreiteiro Léo Pinheiro, um dos sócios da OAS, diz que o ex-presidente Lula atuou para que a empresa conquistasse na África o direito de executar uma obra de cerca de R$ 1 bilhão. No texto, lê-se que a empreiteira obteve a execução de um empreendimento na Guiné Equatorial “com a ajuda do Brahma” – codinome com que, segundo interpretação da PF a partir de informações da Operação Lava Jato, Pinheiro se referia ao petista.
 
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a mensagem foi enviada para o celular de Pinheiro em 31 de janeiro de 2013 por Jorge Fortes, diretor de Relações Institucionais da OAS em Brasília àquela época. O objetivo do comunicado era que o empreiteiro conseguisse, por intermédio de um ministro não identificado, que a presidente Dilma Rousseff colocasse a pedra fundamental em uma estrada de 51 quilômetros ligando a capital da Guiné, Malabo, a Luba – as duas principais cidades portuárias do país. Continue lendo