Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Olimpíadas 2016: MPRJ instaura inquérito sobre Centro de Hipismo e requer informações sobre Velódromo

Quinta, 14 de julho de 2016
Do MPRJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital, instaurou inquérito civil para investigar a sucessão contratual que concedeu à sociedade empresária Zadar a conclusão das obras de engenharia do Centro Olímpico de Hipismo.

Recentemente, a imprensa noticiou que a Zadar e a Engetécnica foram contratadas, sem licitação, após as vencedoras do certame, Ibeg Engenharia e a Tecnosolo, não executarem os serviços. A Zadar teria recebido do Município R$ 66 milhões; e a Ibeg, R$ 55,5 milhões para, respectivamente, concluir as obras de adequação do Centro de Hipismo e de construção do Velódromo. Foram expedidos ofícios requisitando informações da Prefeitura do Rio, da Empresa Olímpica Municipal (EOM) e da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe) sobre essas sucessões contratuais.

O Ministério Público requisitou também à EOM e à RioUrbe cópia dos processos licitatórios; dos contratos; dos termos de rescisão contratual; dos processos administrativos de contratação emergencial das sociedades Zadar e a Engetécnica, que substituíram, respectivamente, a Ibeg Engenharia e a Tecnosolo nas obras de engenharia. Além disso, requisitou esclarecimentos quanto à aplicação de sanção administrativa às sociedades Ibeg Engenharia e a Tecnosolo por não terem executado integralmente o contratado e as providências adotadas em relação aos pagamentos feitos a essas empresas.

A investigação sobre a contratação da Engetécnica foi encaminhada a 3ª Promotoria de Justiça, que está analisando as informações.