Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de julho de 2016

PSOL RJ: Rechaçar as alianças com os partidos tradicionais! Em defesa da Frente de Esquerda!

Quinta, 28 de julho de 2016
'É necessário aprender com os erros. E nós devemos não só aprender com a experiência do PT, mas também com a do PSOL'
=============

Publicado nesta quarta (27/7) na página da CST Psol —Corrente Socialista dos Trabalhadores

As eleições municipais estão no marco de uma forte crise que atravessa o país e em especial o estado do Rio de Janeiro, que tem sido o elo mais fraco da crise política e econômica que assola o país. Da vitrine para os grandes eventos, se transformou em uma verdadeira calamidade pública, onde servidores públicos têm salários atrasados, professores em greve tem salário descontado, pessoas morrendo nos Hospitais devido à crise da saúde, enquanto milhões são roubados através das OS’s e bilhões são usados para enriquecer as empreiteiras e as multinacionais que atuam na Olimpíada.


Neste cenário o PSOL vem se transformando no principal partido de oposição de esquerda contra o PMDB e também as falsas alternativas de esquerda como PT, PMDB e a Rede. Por isso a responsabilidade do partido em se afirmar como alternativa nas lutas e nas urnas é fundamental. Em todo estado o PSOL apresentará candidaturas a Prefeitura em dezenas de municípios, em todos esses locais temos a responsabilidade de afirmar o partido como oposição de esquerda. Por isso no último Congresso Estadual do PSOL do RJ se votou por ampla maioria uma resolução categórica vetando aliança eleitoral, tanto com os partidos que compunham o velho campo petista, como PCdoB e PT, PDT e PSB, quanto da velha direita tradicional do PSDB e DEM, PMDB, PPS , e a Rede da Marina Silva.

Mas infelizmente em várias cidades aparecem alianças com diversos partidos da ordem: em Friburgo com o PCdoB e PPL, em Cachoeira de Macacu com PSB, em Barra do Pirai com PDT, Itaguaí PSB e PHS, São Sebastião do Alto com PDT, Sapucaia PV e Búzios com PRTB, sendo na proporcional, já que o partido aí não apresentaria candidatura a Prefeito.

Friburgo | Não a aliança com PCdoB e PPL!

A principal polêmica será a cidade de Friburgo. Pois nos demais casos, a maioria das correntes que compõe a Executiva Estadual se posicionaram contrários a ampla maioria dessas coligações e é importante que se deliberem isso formalmente na direção do Partido. Em Friburgo o pré-candidato do PSOL a Prefeitura é o deputado federal Glauber Braga e na Convenção Municipal foi aprovado o arco de aliança com PCdoB, PPL e PCB. Em Friburgo nas últimas pesquisas Glauber está na frente e tem chances reais de se eleger Prefeito, ou seja, caso elejamos a Prefeitura, o PSOL governará a cidade junto com o PCdoB e o PPL!

O PCdoB não é um partido aliado e nem de esquerda, durante mais de 10 anos foi parte de apoio fundamental da base dos odiados governos do Cabral e Pezão, compondo importantes secretarias. No plano nacional esteve junto com o PT e PMDB aplicando um duro ajuste contra os trabalhadores, o povo e a juventude, compondo o Ministério da Defesa e dos Esportes com Aldo Rabelo e Orlando Silva. Além disso, Jandira Feghali aparece na lista da Lava Jato e recentemente foi o partido que apoiou o Rodrigo Maia do DEM para a presidência da Câmara dos Deputados.

É necessário aprender com os erros. E nós devemos não só aprender com a experiência do PT, mas também com a do PSOL. Pois em Macapá o PSOL começou de mãos dadas com o PSB, PT e PCdoB e acabou nos braços do DEM, reprimindo a greve dos professores. Por isso chamamos a toda a militância a rechaçar o conjunto dessas coligações com os partidos da ordem e em especial em Friburgo rejeitando a aliança com o PCdoB e com o PPL. Pois a aliança que o PSOL precisa fazer é com os movimentos sociais, com os trabalhadores, a juventude e o povo. Glauber tem todas as condições de disputar pra valer em Friburgo, afirmando o PSOL e a esquerda na cidade, sem precisar de nenhuma aliança com partido capitalistas e corruptos.