Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

TST proibe corte do pessoal em greve no Metrô, mas determina que trabalhadores retornem ao serviço nos dias de jogos das Olimpíadas no DF

Sexta, 29 de julho de 2016
Do TST
O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, decidiu liminarmente, nesta sexta-feira (29), que todos os trabalhadores da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) têm de retornar aos postos de serviço nos dias em que serão realizados os jogos das Olimpíadas em Brasília, entre 4/8 e 13/8/2016. O descumprimento da decisão implicará multa diária de R$ 50 mil, e o pagamento ficará a cargo do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (Sindmetrô).

Desconto salarial

O ministro também deferiu liminar favorável ao Sindmetrô para determinar que o Metrô-DF se abstenha de efetuar descontos salariais de seus trabalhadores até o julgamento do dissídio coletivo pelo TST ou eventual negociação entre o sindicato e a Companhia, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil. "Caso já tenha ocorrido o fechamento da folha salarial, que seja lançada folha suplementar com eventuais diferenças", determinou Emmanoel Pereira.