Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Unesco financia projetos de mídia que promovam pluralismo na comunicação

Sexta, 1º de julho de 2016
Da Unesco
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Programa recebe inscrições de propostas até 4 de julho. Agência da ONU encoraja participação de diversos tipos de projetos, como os que combatem discursos de ódio na mídia e nas redes sociais; os que apoiam reformas legislativas para a independência dos veículos; os que promovam a segurança de jornalistas, entre outros.

Iniciativas podem pedir recursos de, no mínimo, 10 mil dólares e, no máximo, 35 mil dólares.

Imagem promocional do IPDC. Fonte: UNESCO
Imagem promocional do IPDC. Fonte: UNESCO

Até 4 de julho, organizações midiáticas podem enviar propostas de projetos para o Programa Internacional de Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) — da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Iniciativas podem pedir apoio financeiro de, no mínimo, 10 mil dólares e, no máximo, 35 mil dólares.

O programa da agência da ONU encoraja a inscrição de sugestões voltadas para: o apoio ao pluralismo midiático — particularmente à mídia comunitária — e à independência associada a melhorias na autorregulação e nos padrões profissionais; a promoção da segurança de jornalistas; o combate ao discurso de ódio na mídia e nas redes sociais, promovendo práticas jornalísticas sensíveis a conflitos e/ou ao diálogo multicultural e entre jornalistas de diferentes regiões.

O IPDC vai contemplar igualmente projetos que visem a dar suporte a reformas legislativas para a promoção da independência da mídia; propostas que envolvam a Condução de análises e pesquisas sobre mídia com base nos indicadores de desenvolvimento da mídia, nos indicadores para sensibilidade de gênero na mídia, nos indicadores de segurança de jornalistas ou nos indicadores de viabilidade da mídia. 

Iniciativas para a capacitação de jornalistas e gestores de mídia, incluindo melhorias na formação em jornalismo, também são encorajadas — principalmente as que busquem aplicar o Currículo Modelo para Educação em Jornalismo da UNESCO.

As propostas que forem validadas pelo Programa da UNESCO terão de entregar formulários de projeto completos antes do dia 30 de setembro.

Todos os anos, o IPDC financia uma ampla gama de iniciativas de desenvolvimento da mídia em países em desenvolvimento de todo o mundo. Até o momento, o Programa já disponibilizou 105 milhões de dólares para o financiamento de aproximadamente 1,8 mil projetos em 140 países.