Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Vocês lembram que a ditadura militar quase levou o Brasil à falência?

Segunda, 11 de julho de 2016
Da Tribuna da Internet
Carlos Frederico Alverga
É insano sequer cogitar de intervenção militar. Para se ter ideia da porcaria que foi o regime de 64, basta ler alguns trechos do último volume da série de livros do Elio Gaspari sobre a ditadura, em que focaliza o governo Figueiredo em “A ditadura acabada”. Nem é preciso ler o livro todo. Basta conferir o capítulo “Mar de lama”, sobre a corrupção no Governo Geisel (pgs. 118 e 119, em que os Generais Frota e Hugo Abreu denunciam a “corrupção mais desenfreada”, com denúncias de graves irregularidades contra Geisel, Golbery, Figueiredo etc), e o capítulo “Bombas na rua”, sobre as dezenas de atentados da extrema-direita das Forças Armadas e da comunidade de informações, que redundaram no assassinato da secretária do presidente da OAB. É recomendável também a leitura dos capítulos sobre o Riocentro e o caso Baumgarten.

Gaspari, que era ligado a Geisel, Golbery e Heitor Ferreira, resume bem o resultado final da merda que foi a ditadura militar, na páginas 257 do livro:

“A caminho do seu vigésimo aniversário, o regime perdera o rumo. Fechando 1983 com uma taxa de inflação de 211%, dobrara a marca de 80% de Jango em 1963, levara o país à bancarrota e estava sob um sistema de auditoria imposto pela banca internacional”.

Isso, sem falar na recessão da economia em 81, com queda do PIB de 4,2%. Não é preciso dizer mais nada.