Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CPI: Marcello Nóbrega, ex-subsecretário de administração geral da secretaria de Saúde do DF, nega à CPI participação em irregularidades

Sexta, 19 de agosto de 2016
Distritais estranharam rapidez em contratação

Da CLDF
O ex-subsecretário de administração geral da secretaria de Saúde, Marcello Nóbrega, negou nesta sexta-feira (19) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) qualquer envolvimento ou participação em irregularidades em contratos daquela pasta do GDF. Nóbrega prestou depoimento à CPI da Saúde porque teve o seu nome mencionado em conversas gravadas pela presidente do sindicato dos servidores da saúde, Marli Rodrigues, sobre suposta corrupção em contratos do governo.
Os principais questionamentos dos integrantes da CPI ao depoente se referiam a contratação de prestadores de serviços. Mas o maior foco foi em relação a um contrato de empresa para manutenção de veículos, a Tíquete Car, que aparece nas gravações. Nóbrega disse que foi apenas o responsável por demandar a contratação do serviço, mas negou participação ou influência na definição da modalidade de contratação e na empresa escolhida.

A empresa foi contratada por meio de adesão a ata de preço de um processo feito pela Polícia Rodoviária Federal para gerenciar a manutenção de toda a frota de veículos do GDF, inclusive as ambulâncias da secretaria de saúde. Há questionamentos do Tribunal de Contas do DF sobre possível direcionamento do termo de referência, que teria beneficiado a Tíquete Car, e também sobre a rapidez da contratação.
Apesar de negar qualquer participação ou conhecimento de irregularidade no processo, Marcello Nóbrega defendeu o modelo de adesão a ata de preço como o mais adequado para o GDF e disse que o contrato de manutenção de veículos é econômico e atende muito bem aos interesses do governo.
Os deputados Wasny de Roure (PT) e Cristiano Araújo (PSD) estranharam a celeridade para a contratação da empresa e fizeram várias perguntas sobre o trâmite do processo. Mas na maior parte das respostas, Nóbrega informou apenas que não foi o responsável pelas diversas etapas de contratação.
Marcello Nóbrega ingressou no governo pela subsecretaria de administração de próprios da secretaria de Administração, em março de 2015, mas pouco tempo depois foi deslocado para a subsecretaria de administração geral da secretaria de saúde e, logo em seguida, para a subsecretaria de logística e infraestrutura da mesma pasta.
Luís Cláudio Alves - Coordenadoria de Comunicação Social