Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Greve do Metrô do DF: Audiência de conciliação para negociar fim da greve dos metroviários ocorre hoje (1º/8)

Segunda, 1º de agosto de 2016
============
Da CSJT e TRT10
01/08/2016 - Uma nova audiência de conciliação para negociar o fim da greve dos metroviários foi designada para segunda-feira, dia 1º de agosto, às 18 horas, no primeiro andar do Anexo 1, na sala de sessões da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10).

Na ocasião, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô-DF) tentarão negociar o fim da paralisação iniciada no dia 14 de junho.


Abusividade
Em 5 de julho, a Primeira Seção Especializada do Tribunal julgou que não havia ilegalidade ou abusividade na greve dos metroviários. O relator do caso, desembargador Alexandre Nery de Oliveira, disse entender que o sindicato se manteve dentro dos limites legais, comprovando que sempre esteve disposto a negociar e informando sobre o início do movimento paredista dentro do prazo previsto em lei.
O colegiado decidiu, ainda, manter os efeitos da liminar concedida pelo presidente da Corte, desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, que determinou que o sistema metroviário deve permanecer em funcionamento nos horários de pico (6 às 9h e 17 às 20h30), durante o período de greve, com 24 estações e 24 trens, bem como 62 pilotos, 104 agentes de estação, 52 seguranças e 8 controladores, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Reivindicações dos empregados
A pauta de reivindicações do sindicato inclui melhorias nas condições de trabalho dos funcionários, a contratação de concursados aprovados, o fim da terceirização para operação das bilheterias do sistema e a recomposição salarial referente ao período 2015/2016.