Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Lava Jato: número de investigados no STF sobe de 54 para 364

Quinta, 25 de agosto de 2016
Do MPF
Atualmente, existem 81 inquéritos no Supremo relacionados à Operação
Em março de 2015, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de 28 inquéritos contra 54 pessoas com foro por prerrogativa de função. Desde então, um ano e cinco meses depois, o número de investigados saltou para 364, entre pessoas físicas e jurídicas, divididos em 81 inquéritos. Há 14 denúncias relacionadas a 17 desses inquéritos, com acusações contra 45 pessoas. Três dessas denúncias já foram recebidas pelo STF e passaram a tramitar como ações penais.


A Procuradoria-Geral da República (PGR) já enviou ao Supremo 1.337 manifestações relacionadas à Lava Jato, tendo sido realizadas 162 buscas e apreensões. Quanto a quebras de sigilo, o STF já autorizou, a pedido da PGR, 147 relacionadas ao sigilo fiscal, 168 ao bancário, 121 ao telefônico, três de sigilo telemático e duas de dados. Já houve 16 sequestros de bens e quatro de valores.



Até o momento, já foram homologadas, pelo Supremo, 41 colaborações premiadas relacionadas à Lava Jato, das quais a maioria com réus soltos, o que refuta a tese de que Ministério Público e Judiciário efetuam prisões para conseguir fechar acordos. Atualmente, a Lava Jato soma, no âmbito da Suprema Corte, R$ 79 milhões repatriados ao Brasil. Esses valores fazem parte de um total de R$ 659 milhões já repatriados na Lava Jato, revelando a importância da cooperação internacional para o aprofundamento do caso e para a recuperação de recursos desviados da Petrobras.



Atuação do Ministério Público - Em manifestação recente no Conselho Nacional do Ministério Público, Rodrigo Janot destacou a importância de fortalecer, cada vez mais, o Ministério Público como órgão de controle, prezando sua autonomia e sua independência funcional. “Esses dois institutos, ao lado da unidade, são pedras de toque para a atuação equilibrada, profissional e objetiva do Ministério Público”, complementou o procurador-geral da República



Veja a tabela de resultados da Operação Lava Jato no STF.