Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

NOTA PÚBLICA: SOS - Distrito Federal na UTI; Auditores do TCU vão pedir cassação dos distritais investigados

Quarta, 24 de agosto de 2016
A União dos Auditores Federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUDITAR) vem a público manifestar sua profunda preocupação com o grave escândalo de corrupção envolvendo a cúpula da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Causa verdadeira repulsa a conduta de parlamentares que, sem demonstrar qualquer zelo e respeito com a coisa pública, utilizam-se das prerrogativas do cargo inescrupulosamente para pleitear vantagens em benefício próprio. Essa forma desprezível de fazer política tem custado a vida de nossas crianças e jovens, que morrem diariamente nos corredores dos hospitais por falta de saúde pública, e nas ruas por falta de segurança.
O episódio em questão é prova incontestável de que as raízes da corrupção que assola o Distrito Federal, expostas há menos de sete anos com a deflagração do escândalo que ficou conhecido como "Caixa de Pandora", são mais profundas e resistentes do que se podia imaginar. 
Nesse momento, em que áudios revelam práticas gravíssimas e a Mesa Diretora da Câmara Legislativa é investigada e afastada pela Justiça, a AUDITAR não poderia deixar de registrar seu completo repúdio aos agentes públicos que, mais uma vez, atiram ao lixo o respeito e a confiança a eles depositados pelos cidadãos brasilienses. 
As condutas denunciadas são frontalmente incompatíveis com a ética e o decoro parlamentar, motivo pelo qual a União dos Auditores protocolará representação para a abertura imediata de processo de perda de mandato perante a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A cassação do mandato dos parlamentares envolvidos é o mínimo que se espera dos agentes públicos responsáveis neste momento. Qualquer movimento contrário será prova inconteste de que, a podridão revelada pelos áudios, tomou por completo a Casa que carrega a missão de salvaguardar os direitos e interesses dos cidadãos da Capital Federal. 

Paulo Martins
Presidente da AUDITAR