Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 21 de agosto de 2016

Rio 2016: a violência não faz parte desse jogo!

Domingo, 21 de agosto de 2016

Olá, 


Sabe aquela pequena ação que faz uma grande diferença? Pois é, sua assinatura na petição “A violência não faz parte desse jogo” é algo desse tipo.

De junho até agora, mobilizamos mais de 135 mil pessoas, quase 20 países diferentes, em defesa de uma política de segurança pública que respeite os direitos humanos no Brasil. Você é uma delas!

Sua participação é fundamental para que o aumento das violações de direitos humanos cometidos por agentes do estado, como em 2014, ano da Copa, quando as mortes em operações policiais subiram 40% no estado, não caiam no esquecimento. Agora que você já assinou a petição, que tal compartilhar com seus contatos?

Para você ter uma ideia, nesta primeira semana de Olimpíada foram registrados 59 tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro, uma média assustadora de mais de 8 ocorrências por dia.Ao menos 14 pessoas foram mortas, sendo pelo menos dois policiais em serviço, e outras 32 ficaram feridas por armas de fogo. Estas informações são do aplicativo Fogo Cruzado, da Anistia Internacional. Também tivemos informações de mortes resultantes de operações policiais em favelas e periferias da cidade.

Essa mobilização é uma forma de dizer às autoridades brasileiras que elas são responsáveis pelas ações de segurança pública e que os Jogos Olímpicos não podem servir de pretexto para que violações de direitos caiam em um ciclo de impunidade. Todo abuso e violação deve ser devidamente investigado e responsabilizado.

Manifestações e protestos também tem sido reprimidos dentro e fora das instalações esportivas com uso de gás lacrimogênio, bombas de efeito moral e detenções arbitrárias. Pessoas que estavam assistindo às competições foram impedidas de exercer seu direito à liberdade de expressão por portarem cartazes ou camisetas de protestos, e manifestações de rua foram duramente reprimidas com uso excessivo da força. Estamos documentando alguns desses casos.

As violações de direitos caminham na contramão dos princípios olímpicos de igualdade, respeito e justiça. Não podemos aceitar que os Jogos aconteçam às custas de violações de direitos. Compartilhe a petição em suas redes!

Uma política de segurança pública mal elaborada prejudica a todos e todas, mas principalmente moradores de favelas e outros espaços populares.

Definitivamente, a violência não faz parte desse jogo!
Mais uma vez, obrigada por estar nessa com a gente! A luta continua.

Um abraço,


Jandira Queiroz
Assessora de Ativismo e Mobilização
Anistia Internacional Brasil