Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 25 de setembro de 2016

Após chuvas, Caesb suspende racionamento de água no Distrito Federal

Domingo, 25 de setembro de 2016
Andreia Verdélio - da Agência Brasil
A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) informou neste domingo (25) que suspendeu o racionamento de água nas regiões de Sobradinho e Planaltina, que eram as duas últimas ainda afetadas pelas restrições de uso devido à estiagem.


Segundo a Caesb, a retomada do abastecimento se deu em função do equilíbrio do sistema com as primeiras chuvas, a redução do consumo de água, a melhoria nos níveis das captações isoladas e as manobras técnicas realizadas diariamente pela companhia, desde o dia 10 de setembro.

As áreas atingidas foram as regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina, Jardim Botânico, São Sebastião e Brazlândia. O Distrito Federal é abastecido de duas formas: 85% da população têm água de dois reservatórios, o do Descoberto e o de Santa Maria; e os outros 15% e parte dos produtores agrícolas recebem água diretamente de pelo menos cinco córregos. Esta última foi a população afetada pelo rodízio de suspensão de água das últimas semanas.

“A Caesb reforça a importância do uso racional e adequado da água em todo o Distrito Federal, medida essa que está tendo boa receptividade junto à população dessas cidades afetadas. A companhia também considera fundamental o equilíbrio na captação de água pelos irrigadores nos córregos e ribeirões que abastecem os sistemas isolados”, informou a companhia, em nota.