Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 18 de setembro de 2016

José Rafael: Vida de um bebê de 9 meses depende de um leito de UTI no DF

Domingo, 18 de setembro de 2016
Além disso, José Rafael sofre com hipertensão e hiperresistência pulmonar
 
Fontes:
Metrópoles e Blog do Sombra
Por MANOELA ALCÂNTARA - METRÓPOLES/ARQUIVO PESSOAL

Portador de Síndrome de Down, José Rafael está há três meses no Hospital de Base. Ele espera por uma operação cardíaca de emergência, mas a Secretaria de Saúde do DF informa que não há leitos de UTI disponíveis. A Justiça já determinou a internação e a situação dele piora na medida em que o tempo passa.

A vida de José Rafael de Sousa Araújo Dias, de apenas 9 meses, depende de uma vaga numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). ... Ele precisa fazer uma cirurgia no coração de emergência, já tem o médico que vai operá-lo, mas não pode concluir o procedimento por falta de um leito na rede pública de saúde ou em um hospital conveniado e pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendê-lo. A mãe, Dávia Alencar de Sousa, 33 anos, saiu do Piauí para tratar o filho e mora no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) desde 6 de junho deste ano, quando o bebê foi internado.

José Rafael é portador de Síndrome de Down e sofre de cardiopatia congênita grave do tipo Defeito do Septo Atrioventricular forma total. Com a doença, o coração não consegue bombear o sangue oxigenado para o corpo e, com isso, ele vai perdendo, aos poucos, as funções dos outros órgãos. As dores são constantes, e o risco de morte é iminente.