Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Água Mineral será privatizada. Decisão já foi tomada pelo governo Temer

Quinta, 15 de setembro de 2016
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
 
Ainda este ano, uma piscina será fechada para conter despesas e a privatização deve ocorrer até meados de 2017.
agua-mineral-piscina
Única piscina pública do Distrito Federal, a Água Mineral deve fechar nas próximas semanas uma das suas duas piscinas. Foto Max Lucich

Por Chico Sant’Anna

O governo Temer decidiu fechar uma das piscinas da Água Mineral no Parque Nacional de Brasília (PNB) e até meados do ano que vem vai privatizar a exploração daquelas instalações. As medidas tem por objetivo adequar despesas e receitas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor dos parques nacionais, inclusive do PNB. O ICMBio é um órgão do Ministério do Meio-ambiente, que no atual governo é comandado pelo deputado Sarney Filho (PV-MA).


O fechamento de uma das piscinas deve ocorrer ainda em outubro ou novembro e mesmo no verão, período das férias escolares, só uma piscina funcionará.


As medidas, em termos definitivos, foram anunciadas, no dia 9/9, pela diretora do PNB, Juliana Alves, ao Conselho Consultivo do PNB – órgão no qual a sociedade civil tem assento. A reunião foi convocada com um único tema na pauta: Restrição Orçamentária e seus Impactos nas atividades de uso público do PNB.