Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 13 de setembro de 2016

STJ ordena que governo e Justiça da Bahia apresentem dados sobre Chacina do Cabula

Terça, 13 de setembro de 2016
Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca deu prazo de dez dias para que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o desembargador do Tribunal de Justiça do estado e a 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Salvador apresentem informações sobre o inquérito aberto para investigar a operação policial que resultou na morte de 12 pessoas e seis feridos, conhecida como a Chacina do Cabula, ocorrida em fevereiro de 2015.


A decisão é motivada pelo pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que a investigação do caso seja transferida da Justiça baiana para a Federal. Para Janot, o caso traz “indícios fortes”, que merecem apuração adequada, de que agentes públicos promoveram “verdadeira execução, sem chance de defesa das vítimas, o que configura grave violação de direitos humanos, a exigir pronta atuação dos poderes constituídos do Estado brasileiro”.
No pedido para mudança de competência, Janot sustenta que a manutenção das investigações e da ação penal na esfera estadual “implica sério e fundado risco de condenação da República Federativa do Brasil nos sistemas internacionais”.


Em seu despacho, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca afirma ser “impressionante” a estatística apresentada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia de que em dois anos e meio, entre janeiro de 2013 e 30 de junho de 2015, ocorreram 616 mortes em confronto com a Polícia Militar baiana e que, muitos desses casos, sequer contam com inquérito policial instaurado.
De acordo com o ministro-relator do caso, o pedido de informações é necessário porque há ausência no rito processual específico para o processamento do pedido de mudança de competência. No entanto, no despacho, o ministro reconhece que, segundo as alegações apresentadas pelo procurador-geral da República, há, “no mínimo, a existência de uma série de dúvidas sobre um possível excesso na conduta policial que levou à lamentável morte de 12 pessoas e à lesão de outras 6”.

No pedido apresentado ao STJ, Janot ressaltou que o Ministério Público da Bahia (MPBA) ofereceu denúncia contra nove policiais. Em julho de 2015, todos foram absolvidos por sentença fundada na reprodução simulada dos fatos, que teria ocorrido sem a participação do MPBA.

Além das autoridades baianas, o Fonseca determinou que a Procuradoria-Geral da República, no prazo de dez dias, indique o número das investigações, inquéritos policiais e ações penais em trâmite associados aos fatos de violação de direitos humanos na Bahia e junte aos autos cópia do relatório do inquérito policial sobre a Chacina do Cabula.

Somente após o recebimento e análise das informações, o ministro decidirá se transfere ou não a competência da investigação e julgamento da Chacina do Cabula.
===============
Leia mais sobre o assunto:

Operação trágica da PM festejada como golaço por governador inscreve o Cabula na geografia dos maiores absurdos da Bahia de que falava Octávio Mangabeira

PGR pede federalização das investigações da Chacina do Cabula, a chacina festejada pelo governador da Bahia como um 'golaço'

Comunidade protesta contra chacina no Cabula, em Salvador. PM intimida

Chacina do Cabula (Salvador): Laudos indicam que policiais executaram 12 jovens

Justiça Global faz denúncia na OEA sobre violações de direitos humanos na Bahia

Mais três morrem em ações da PM em Salvador. São 15 mortos desde 6a feira

Anistia Internacional denuncia ao mundo que PM da Bahia após o massacre do Cabula, em Salvador, ameaça a comunidade

Massacre do Cabula: Promotoria do MPE conclui em investigação que os 12 do Cabula, na Bahia, foram executados por policiais da Rondesp, revela jornal espanhol