Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 9 de outubro de 2016

Guerra Fiscal: DF e mais cinco estados criam seu próprio bloco econômico

Domingo, 9 de outubro de 2016
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
festa-junina-ognev-62

Ao criarem o seu próprio bloco econômico, DF e mais cinco estados inventam uma nova modalidade de guerra fiscal.


Bloco quer priorizar logística, agropecuária, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo.


Por Chico Sant’Anna

Num momento em que países do mundo inteiro buscam criar blocos econômicos internacionais para dinamizar suas trocas comerciais, como são os casos do Mercosul, União Européia, do Bloco Ásia-Pacifico e tantos outros, os governadores do Distrito Federal e de mais cinco estados das Regiões Norte e Centro-Oeste decidem criar seu próprio bloco econômico e privilegiar as trocas comerciais entre eles, em detrimento de outros estados do Brasil. A iniciativa é vista como uma nova modalidade de guerra fiscal.


Oficialmente denominado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o bloco Brasil Central aprovou a proposta da criação de um mercado comum que reunirá o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. O Brasil Central foi criado em julho de 2015 para fomentar o crescimento regional com a cooperação entre essas unidades da Federação, especialmente nas áreas da agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, meio ambiente e turismo.