Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 31 de dezembro de 2016

Fiocruz é uma instituição de Estado e deve ser respeitada

Sábado, 31 de dezembro de 2016
Da Abrasco

A notícia veiculada em 29 de dezembro sobre o desrespeito do Ministério da Saúde ao processo interno de escolha para a presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mobilizou todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Pesquisadores e profissionais de saúde, já mais do que preocupados com a incapacidade de resposta do atual governo às necessidades básicas de saúde, se oporão veementemente a qualquer iniciativa que fira a dinâmica democrática estabelecida por instituições voltadas à produzir conhecimentos, ações e produtos estratégicos para a saúde pública.



A Fiocruz é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de suas atividades.

Ao contrário dos viciados processos de indicação de cargos para atendimento de interesses particulares, a Fiocruz vem se orientado pelo aprimoramento da participação permanente de seu corpo profissional em prol dos direitos de todos.


A Abrasco se solidariza com a confiança da população brasileira na Fiocruz e manifesta sua disposição para impedir o uso de subterfúgios para a nomeação de cargos . Uma instituição de Estado não pode se tornar objeto de barganhas imediatistas, de campo de prova de idiossincrasias político-partidárias. Pela nomeação imediata da pesquisadora Nísia Trindade!

Gastão Wagner de Souza Campos

Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco


Confira também: