Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de dezembro de 2016

LUOS ameaça qualidade de vida do brasiliense

Sábado, 24 de dezembro de 2016
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
vista-aerea-de-brasilia-foto-chico-santanna-6
Pela proposta de Luos do GDF, imóveis do Setor Taquari poderiam ser fracionados e, juntamente com o Park Way, Lago Sul e Norte, residências poderiam abrigar empresas. Foto de Chico Sant’Anna.


Texto e fotos de Chico Sant’Anna

GDF deixa moradores LUOScos


A notícia veio perto do Natal, mas está longe de ser um presente de Papai Noel. O GDF deu início às audiências públicas sobre a LUOS – Lei de Uso e Ocupação do Solo. Trata-se de uma norma que define os parâmetros urbanísticos de uma localidade. A proposta da LUOS deixou em pânico muitos moradores de bairros essencialmente residenciais, tais como o Lago Sul e Norte, Taquari e o Park Way. O temor é que as novas regras venham reduzir a qualidade de vida dos moradores ao mesclarem atividades empresariais com residenciais e ao autorizarem o fracionamento interno dos atuais lotes.

É importante lembrar que a derrocada de Agnelo Queiroz se agravou exatamente quando ele enviou à Câmara Legislativa os projetos de LUOS e do PPCUB – Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília. A população, zelosa pelo projeto urbanístico de Lúcio Costa, tombado pela Unesco, mobilizou- se a ponto de Agnelo retirar os dois projetos da CLDF. Rollemberg, ainda em campanha, se beneficiou desse desgaste e prometeu trazer novas propostas que atendessem ao anseio da sociedade. Parece ter esquecido.