A linha especial ‘Buriti 2015.2018’, que já servia
mal ao DF, acaba de perder totalmente a direção. Ficou sem rumo. Desembestou
pelas ruas e avenidas da capital, fazendo vítimas em cada ponto, em cada
família, em cada bolso do trabalhador, de cada uma das regiões administrativas.
A informação que corre é que houve perda total do ‘veículo’,
mas, especialmente dos passageiros. Por outro lado, está comprovado que os empresários
de ônibus vão ganhar milhões com o tombamento da linha 2015.2018.
O motorista, como se diz em linguagem policial, “se
evadiu” para local incerto e não sabido, e seus representantes dizem que ele se
apresentará somente no dia 9 de janeiro. Até lá a perícia pouco poderá fazer, e
nenhum depoimento será tomado do motorista que vem cometendo, desde janeiro de
2015, sucessivas e cada vez maiores barbeiragens ao volante dessa linha
especial ‘Buriti 2015.2018’.
Fugiu, deixando no seu lugar o vice-motorista, que
pouco ou nada poderá fazer para recuperar o estrago. Também não poderá informar
sobre o acidente, pois quase nada sabe sobre a linha.
A barbeiragem, acidental ou programada, causou R$1
adicional a cada viagem que o trabalhador faça de cidades mais distantes para o
Plano Piloto. E mais R$1 na volta para casa. São mais 25 por cento no gasto com
transporte. Também o saque foi grande no bolso dos passageiros de linhas de
curta distância. O que aumentou muito, não se pode negar, foi o lucro das
empresas de ônibus.
Espera-se que o motorista seja responsabilizado pela imprudência, negligência, ou sei lá o quê, ao volante da linha Buriti 2015.2018.
Espera-se que o motorista seja responsabilizado pela imprudência, negligência, ou sei lá o quê, ao volante da linha Buriti 2015.2018.
Que no futuro possamos escolher motoristas melhores. Ou menos ruins.