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(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Direito do idoso: Central realiza 2,6 mil atendimentos em 2016

Quarta, 18 de janeiro de 2017

Do MPDF
Casos mais frequentes referem-se à violência psicológica, seguida da violência financeira e da negligência

Durante o ano de 2016, a Central Judicial do Idoso, formada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e pela Defensoria Pública do DF (DPDF), realizou 2601 atendimentos. Desses, 1071 se referem a demandas que chegaram pela primeira vez e 1530 correspondem a acompanhamentos, quando as pessoas que já foram acolhidas retornam à Central. Do total dos casos atendidos, 283 foram relativos a violência contra pessoas de 60 anos de idade ou mais.

Os tipos de violência praticados contra os idosos atendidos foram a psicológica, com 106 casos, seguida da financeira, com 94, e da negligência, com 55 ocorrências. Em alguns casos, a vítima sofria mais de um tipo de violência. A violência psicológica caracteriza-se por agressões verbais ou gestos que visem afetar a autoestima, a autoimagem e a identidade da pessoa idosa, ou mesmo aterrorizá-la. Incluem-se aqui insultos e ameaças. A violência financeira é a exploração indevida da renda e apropriação do patrimônio do idoso, como, por exemplo, obrigar a pessoa a contrair empréstimo. Por negligência, entende-se a falta de atenção para com as necessidades da pessoa idosa, como o descuido com segurança e higiene.
As principais vítimas da violência foram as mulheres, em 157 casos. Os homens sofreram violência em 95 ocorrências. Na maioria dos casos, com 119 registros, os agentes de violência foram os próprios filhos. A Região Administrativa com o maior número de casos de violência atendidos pela Central em 2016 foi Ceilândia (42), seguida de Brasília (30) e de Samambaia (22).
* Com informações do TJDFT
Serviço interdisciplinar
A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do MPDFT e da DPDF que oferece um atendimento integrado com o objetivo de garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes. Entre os dias 17 e 20/1, exclusivamente, os atendimentos da Central Judicial do Idoso serão suspensos para reforma no local. A Central funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende os idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é (61) 3103-7609. Para saber mais sobre a Central do Idoso,clique aqui.